Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

IBL contribui com debate promovido pela Frenlogi acerca das soluções para distribuição de energia no Brasil

Foto por: Felipe Soares

Foi realizado nesta quinta-feira (28/09), pela Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura – Frenlogi, no Senado Federal, o Seminário da Câmara Temática de Energia, Petróleo e Gás, conduzido pelo senador Marcelo Castro (MDB/PI), vice-presidente da Câmara. O objetivo do evento foi promover um grande debate sobre a distribuição de energia no país e contou com o apoio técnico do Instituto Brasil Logística (IBL).

O presidente da Frente, senador Wellington Fagundes (PL/MT) informou que tem buscado discutir todos os assuntos ligados à infraestrutura do país. “Hoje aqui, temos a câmara temática de gás, petróleo e energia. Três recursos que ajudam o Brasil a gerar emprego e desenvolvimento. Ainda precisamos avançar na produção de placas fotovoltaicas e fazer com o que o Brasil seja um país de produção cada vez mais de energia limpa e saudável”, afirmou o senador.

O parlamentar ressaltou o quanto é importante pensar na questão ambiental, como o aquecimento global. “Estão aqui hoje neste encontro pessoas com um rico conhecimento na área, discutindo o melhor caminho para o Brasil, que já tem uma matriz energética muito forte, da energia hidráulica, e agora avançando na eólica e também na solar”, disse Fagundes.

O senador Marcelo Castro declarou que o mundo está preocupado em promover a descarbonização das energias. “Essa é uma preocupação mundial. Acho que agora nós podemos partir com a força total e recuperar o tempo perdido pelo Brasil. A análise que se faz é que podemos ser um dos maiores exportadores mundiais no futuro, de energia limpa e renovável’, afirmou o senador.  “Precisamos tirar proveito disso para podermos não só melhorar ainda mais a nossa composição de energia limpa e renovável, como também ser um grande exportador. Há quem diga que o Brasil poderá ser nos próximos anos, a Arábia Saudita do hidrogênio verde, tanto na produção, naturalmente, quanto na exportação”, finalizou Marcelo Castro.

Edinho Bez, diretor de Relações Institucionais da Frenlogi, citou a importância da energia no nosso dia a dia. “É tão essencial quanto a água que bebemos para a nossa sobrevivência. Se nós estamos aqui hoje, é porque tem energia elétrica. Precisamos de energia! A indústria precisa de energia, televisão precisa de energia. Então nós não sobrevivemos mais sem energia. Por isso, não podemos abrir mão de nenhuma alternativa energética, pois precisamos dar esta garantia para a nossa população”, argumentou.

Ricardo Molitzas, presidente do Conselho Gestor do IBL, afirmou que é preciso avançar na produção de hidrogênio verde. “É uma questão fundamental, pois na minha opinião é a energia do futuro, o hidrogênio verde. Esse tipo de seminário contribui para que processo ande um pouco mais rápido. Temos discutido essa pauta, inclusive no âmbito do IBL, junto com a Frenlogi. É fundamental que tenhamos um planejamento, que essas discussões sigam além do seminário, trazendo efetivas soluções para a sociedade, afirmou Molitzas.

Fizeram parte da mesa, parlamentares e especialistas do ramo de energia dos setores público e privado. A expectativa da Frenlogi é realizar mais três seminários neste ano ainda.

Sobre a Frenlogi

Os objetivos da Frenlogi são voltados para o progresso da logística nacional. Principalmente no sentido de estabelecer mediação entre o Parlamento e o Executivo, no desenvolvimento de obras de infraestrutura e o aprimoramento da legislação federal no setor. Nesse sentido, a frente se propõe a trazer as demandas de investidores e operadores para a agenda do Congresso Nacional. Dessa maneira, o foco é defender a desburocratização de projetos de concessões de rodovias, ferrovias, portos e, também, buscar agilidade a projetos nas áreas de armazenagem, dutos e energia.

Fonte: Assessoria de Comunicação Frenlogi

Back to top