Pestalozzi: sensibilidade em favor das pessoas com deficiência

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

PestalozziHá em funcionamento no Brasil, com forte representação em Brasília, a Associação Pestalozzi, que tem se notabilizado pela eficiência no campo da assistência social, da educação e da institucionalização dos serviços voltados para as pessoas com deficiência no Brasil. Ainda mais, depois da contribuição da educadora e psicóloga russa Helena Antipoff, que introduziu o termo “excepcional”, no lugar das expressões “deficiência mental” e “retardo mental”,

Pestalozzi

A associação toma o nome de um dos mais proeminentes educadores da história humana. De fato, o pedagogo suíço Johann Heinrich Pestalozzi imprimiu sua marca à Educação, a partir do século XVIII. Antes de mais nada, por ter nomeado a sensibilidade como fundamental para o sucesso do processo ensino-aprendizagem.

A Pestalozzi no Brasil

O movimento pestalozziano, de caráter filantrópico e sem fins lucrativos, no Brasil, completou 93 anos no último mês de outubro. As associações Pestalozzi, as Federações Estaduais e todo o Movimento Pestalozziano se fundam nas premissas: amor e esperança, que sustentam o esforço individual e coletivo pela educação, reabilitação e inclusão social das pessoas com deficiência.

A Pestalozzi no Distrito Federal

A Associação Pestalozzi de Brasília desenvolve ações no Distrito Federal desde 1965, com o atendimento em período integral de pessoas com diversidades funcionais (deficiência intelectual, deficiência múltipla e autismo). Sobretudo,  trabalha para a eliminação da deficiência como um modelo social.

Realiza atendimentos gratuitos para 135 (cento e trinta e cinco) estudantes, desenvolvendo conteúdos de vida prática para a aprendizagem ao longo da vida. E, ainda, habilitação, reabilitação e inclusão social da clientela de adultos, com idade compreendida dos 25 aos 59 anos e 11 meses. Igualmente, a instituição atua com programas especializados construídos para um público-alvo, cujas características não são homogêneas.

Musicalização

Na Associação Pestalozzi de Brasília, a música tem se revelado como instrumento eficaz para a melhoria da aprendizagem. Dessa maneira, os objetivos alcançam descoberta de talentos, construção da autoestima e amplitude de consciência da linguagem. Tudo isto num processo de interação com a mente e emoções.

A atividade estreou no dia 09 de novembro de 2019, concretizando as expectativas de desenvolvimento biopsicosocial, abertura de possibilidades sociais inclusivas e fluidez de emoções familiares.

Parcerias e patrocínios

Face à repercussão positiva da atividade musical foi possível realizar o trabalho pedagógico de musicalização por meio da Banda Pestalovers. Esta, constituída por estudantes do Programa de envelhecimento ativo. Algo que somente foi possível com o apoio de parceiros e patrocinadores, como o Instituto Brasileiro de Logística-IBL, que, ao entrar na parceria, favoreceu a Pestalovers com instrumentos..

E, para que o trabalho continue, é preciso sempre contar com mais parcerias e patrocínios. Portanto, segue o endereço da Pestalozzi em Brasília: Avenida das Nações, Trecho 3, Lote 4, Setor de Clubes Esportivos, CEP: 71.200-000, Brasília – DF. Tel.: (61) 3226-0101/3224-7641/3273-4743. Enfim, o e-mail: [email protected].

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais do IBL

Hugo Leal quer garantir segurança jurídica a MP sobre o setor portuário

Com o objetivo de garantir segurança jurídica e assegurar a recomposição dos custos ex ...

Preço do frete sofre variações, no país, por conta da pandemia

Preço do frete sofre variações, no país, por conta da pandemia. Nas aéreas, cresce at ...

Covid-19: trabalhadores portuários serão escalados remotamente

Covid-19: trabalhadores portuários. Visando evitar grandes aglomerações nos terminais, ...

Pesagem de caminhões suspensa em SP; locais viram áreas de repouso

Pesagem de caminhões é suspensa em São Paulo. Assim, a circulação de produtos ganha e ...
Fechar Menu