Skip to content Skip to main navigation Skip to footer
IBL Social Logo

O Programa de Voluntariado do Instituto Brasil Logística

Impacto Social na Prática

Programa de Voluntariado Instituto Brasil Logística

Como importante ator de articulação do setor de Logística e Infraestrutura do país entre sociedade civil e classe política, o IBL insere em suas ações, o apoio direto à projetos que inclui preocupações de carácter socioambiental, especialmente na cadeia de valor logístico e seus diversos modais, visando a contribuição voluntária social e profissional para o desenvolvimento de projetos com foco em Educação, tecnologia e empreendedorismo, nestes setores.

Neste sentido, o IBL criou seu Programa do Voluntariado, que propõe ações que integram a participação cidadã de voluntários sociais e voluntários profissionais, a cooperação mútua com as organizações sociais, as empresas sociais, projetos sociais de instituições de direito privado, organismos internacionais e órgãos do governo.
O Programa de Voluntariado do IBL, visa tornar-se atividade de relevância pública para a sociedade, com foco de atuação no Distrito Federal.

Premissas IBL Social

O Programa de Voluntariado do Instituto Brasil Logística – tem como premissa:
1. A mútua cooperação entre entidade (IBL) e voluntário (participação cidadã) para a consecução de ações de interesse civil e socioambiental;
2. Proporcionar a colaboração social como um direito do cidadão;
3. A responsabilidade social, a solidariedade, a cooperação e o respeito à diversidade para a construção de valores de cidadania e de inclusão social;
4. A promoção do desenvolvimento local, regional e distrital, inclusivo e sustentável, sejam por sugestões de políticas públicas, projetos, ações ou campanhas.

A atividade voluntária será sempre de caráter complementar ao serviço regular do IBL ao que tange programas, projetos e estudos de organizações da sociedade civil que trabalham e lutam pelo desenvolvimento da infraestrutura nacional, objetivando:
1. Busca por soluções inovadoras por meio de estudos e projetos com base em torno do setor de transportes, infraestrutura e armazenagem;
2. Proposição de eventos que informam dados relacionados a investimentos em infraestrutura de modo integrado, aplicação de recursos públicos de forma inteligente e com soluções definitivas.

Certificado IBL Social

O certificado IBL de Responsabilidade Social torna-se uma importante contrapartida oferecida pelo Instituto Brasil Logística, especialmente para novos profissionais na área de logística e transporte.

Sendo o voluntariado uma troca mútua, a participação como voluntário no Programa do IBL torna-se uma experiência que agregará valor a condição profissional de participantes. Ao final de cada projeto, ação ou campanha a área responsável por coordenar o Programa do Voluntariado do IBL irá emitir um certificado de participação com carga horária dedicada.

IBL Social e ODS/ONU

O IBL Social atua em consonância com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Em 2015, as Nações Unidas trabalharam junto aos governos, sociedade civil e outros parceiros para aproveitar o impulso gerado pelos ODM e levar à frente uma agenda de desenvolvimento pós-2015 ambiciosa.

Os Projetos apoiados pelo Programa de Voluntariado do IBL se enquadram em 7 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas:

Quem pode participar?

Voluntário social: prestado por pessoa física da comunidade, que tenha objetivos cívicos e de promoção e exercício dos direitos humanos, culturais, recreativos ou assistenciais, nas áreas de saúde, educação, esporte, lazer, cultura, meio ambiente, assistência e defesa social e jurídica, dentre outros.

Voluntário profissional: prestado, de forma complementar, por pessoa física com formação nas áreas de saúde, educação, esporte, lazer, cultura, meio ambiente, assistência e defesa social e jurídica, dentre outros.

Faça agora mesmo sua inscrição no formulário abaixo:

Back to top