Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

FEDERAÇÃO NACIONAL DAS OPERAÇÕES PORTUÁRIAS APRESENTA BALANÇO A INVESTIDORES E ENTIDADES INTERNACIONAIS

O presidente da Federação Nacional das Operações Portuárias (FENOP), Sérgio Aquino, participou do 28° Congresso Latino-Americano de Portos (AAPA). A mais de 400 participantes, de 35 países presentes ao evento, Sérgio fez uma exposição sobre “O Modelo Portuário Brasileiro: desafios e oportunidades”, onde explicou a estrutura logística atual dos portos, além de números estratégicos do setor.
“Na FENOP, trabalhamos pela recuperação dos portos de propriedade pública com o modelo de Landlord e o acompanhamento de estudos do Governo para a privatização das administrações ou concessões no setor, como sinalizados para os Portos de Vitória e Santos”, destacou.
O presidente também apresentou os números sobre os portos brasileiros – 306 terminais portuários, sendo 184 terminais arrendados, 38 de propriedade pública (sendo 18 administrados pelo Governo Federal, 17 por governos estaduais e 03 por governos municipais) e 122 de uso privado / TUPs – e defendeu mudanças na legislação brasileira que atendam necessidades da infraestrutura portuária.
“A FENOP defende a atualização legislativa do setor e nesta defesa, junto ao Congresso Nacional, entendemos a importante contribuição que a Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura, a FRENLOGI, tem realizado sob a presidência do Senador Wellington Fagundes ao promover debate em prol dos operadores portuários brasileiros e o fortalecimento da economia”, ressaltou Aquino.
Ao evidenciar modelos portuários do Brasil (os Portos de Propriedade Privada e Portos de Propriedade Pública), Aquino defendeu a atratividade de investimentos e a progressão organizada das atividades comerciais da navegação de cabotagem e de marinha mercante para crescimento econômico do Brasil e maior participação do país na balança mundial do comércio exterior.
Avaliando a conduta política de governo atual para o comando estratégico de autarquias e órgãos reguladores do modal de transporte portuário, Sérgio destacou que, pela primeira vez, “não temos nomeações políticas desconexas determinando a condução técnica que o modal exige” e ressaltou – “precisamos garantir este ambiente”.
Em 2020, o evento internacional da AAPA será realizado em Santos.
Back to top