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Tecnologias impulsionam redução nas emissões de gases de efeito estufa no transporte ferroviário

Novos dados do Sistema de Estimativas Emissões de Gases (SEEG) revelam uma tendência encorajadora no setor de transporte ferroviário: uma diminuição significativa nas emissões de dióxido de carbono (CO₂). De acordo com os números mais recentes, o transporte ferroviário emite cerca de 88% menos CO₂ do que o modal rodoviário, marcando um avanço notável em direção à sustentabilidade ambiental.

A eficiência do transporte ferroviário é evidente não apenas em termos de redução de emissões, mas também em sua capacidade de carga. Um vagão graneleiro modelo HPT, por exemplo, pode transportar aproximadamente 100 toneladas de carga, o equivalente a cerca de três caminhões graneleiros, que geralmente têm capacidade para 33 toneladas cada. Além disso, uma composição ferroviária composta por 120 vagões pode transportar o equivalente a cerca de 368 caminhões graneleiros, destacando a capacidade massiva do transporte ferroviário em lidar com grandes volumes de carga.

Os avanços tecnológicos estão impulsionando ainda mais essa eficiência. Em 2023, por exemplo, foi registrado um consumo de apenas 3,33 litros de diesel para transportar mil toneladas por quilômetros úteis (TKU). Esse número representa uma redução significativa de 25,7% em comparação a 2006, indicando uma tendência contínua de melhoria na eficiência do transporte ferroviário.

Esses dados evidenciam não apenas os ganhos de eficiência do transporte ferroviário, mas também seu papel fundamental na redução das emissões de gases de efeito estufa. À medida que as tecnologias continuam a evoluir, espera-se que o transporte ferroviário desempenhe um papel ainda mais significativo na mitigação dos impactos ambientais do setor de transporte.

(Com informações da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários – ANTF)

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