Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Pesquisa: 67% dos lojistas terceirizam a entrega de produtos comprados via e-commerce no Brasil

A cada 10 empresários, sete consideram setor de logística como fundamental.

Uma pesquisa realizada pela empresa Frete Rápido em parceria com o E-Commerce Brasil investigou como é feita a gestão logística de lojistas brasileiros. Segundo o estudo, cerca de 67% dos profissionais da área de e-commerce terceirizam o serviço de frete de suas empresas ou fazem a entrega por transportadoras.

Apenas 7% respondeu realizar o frete de maneira autônoma com uma frota própria, enquanto 25% realizam um mix de entrega própria com auxílio das transportadoras.

A pesquisa também revelou outros dados interessantes. Aproximadamente 71% dos entrevistados afirmaram que a gestão logística é “fundamental”, enquanto 23% a consideram “importante”.

Quando questionados sobre a relevância da gestão logística no canal de vendas, 42% dos profissionais afirmaram que utilizam tabelas de fretes por não terem integração com as transportadoras nos canais de vendas. Além disso, 21% afirmaram que as transportadoras usadas são integradas em todos os canais com cálculo de frete. Para outros 19%, a empresa usa a integração com transportadoras em alguns canais e tabela de fretes em outros.

Detalhe importante: apenas 16% dos profissionais possuem transportadoras integradas aos canais de venda e contam com o cálculo automático e rastreio do frete.

Com relação ao impacto da gestão de transportadoras, 34% dos profissionais diz não fazer troca com frequência. Enquanto isso, 21% diz ter facilidade com a gestão, mas não agilidade ao integrar uma nova transportadora aos processos e sistemas.

Ainda nessa questão, 19% afirmaram ter facilidade e ser ágil na integração nos processos e sistemas. Cerca de 16% dizem já terem perdido boas oportunidades de trabalhar com outras transportadoras justamente por causa dos processos de integração. Para finalizar, 9% afirmaram não ter nem agilidade nem facilidade ao fazer a interação.

A pesquisa demonstra a grande importância de possuir uma cadeia logística integrada, rápida e eficiente na gestão de comércios online. A pandemia de Covid-19 forçou grandes redes e pequenas empresas a repensar modelos de negócios, logística de entrega, captação e manutenção de novos clientes.

Para se manter ativo no mercado, é preciso se adaptar rapidamente às novas necessidades mundiais. O Instituto Brasil Logística apoia a utilização consciente das novas tecnologias de rastreio, venda e entregas na economia brasileira. Para isso, é essencial investir em infraestruturas de transporte e frete modernas no país. Isso vai atrair mais empregos, oportunidades e desenvolvimento para o Brasil.

Fonte: E-Commerce Brasil

Back to top