Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Porto de Santos se tornará o maior do Hemisfério Sul com investimento privados, projeta Tarcísio Freitas

Na Santos Export, ministro da Infraestrutura convidou o setor privado a participar da modelagem para desestatização do porto.

Durante abertura da Santos Export nesta segunda-feira (23), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, afirmou que a futura desestatização do Porto de Santos ajudará a transformar o empreendimento no maior terminal portuário em operação do Hemisfério Sul. São esperados cerca de R$ 16 bilhões em investimentos da iniciativa privada na infraestrutura do porto. O Instituto Brasil Logística é patrocinador do evento – que reúne as principais lideranças e especialistas da logística e infraestrutura portuárias nacionais.

“Precisamos aproveitar o benefício que virá com a iniciativa privada. Quando que teríamos um montante desse [para investir]? Estamos falando em investimentos para corrigir os acessos ao porto, para a dragagem da profundidade do canal, falando em equacionar a travessia seca entre Santos e Guarujá”, destacou o ministro na abertura da Santos Export. O Governo Federal avança na estruturação do projeto, e acredita que será possível apresentá-lo para a fase de audiência pública até outubro.

Tarcísio Freitas aproveitou o evento para convocar os representantes do setor portuário a participar do aperfeiçoamento do projeto, em especial com relação à segurança jurídica dos contratos de arrendamentos vigentes. “Convido a todos a debater para que tenhamos um modelo campeão. É hora de arregaçar as mangas e formar o modelo junto conosco. Não há o que temer. Não queremos deixar nenhuma ponta solta”, afirmou o ministro, que também apontou a aprovação do projeto da BR do Mar como fundamental para tornar o Brasil mais competitivo na cabotagem.

Ao mesmo tempo em que avança em projetos para desestatizações portuárias – a primeira será a da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) –, o Ministério da Infraestrutura também segue focado nos arrendamentos portuários. Em novembro, nove áreas serão leiloadas, sendo que duas delas estão no porto de Santos: STS08 e STS08A. Os terminais são utilizados no armazenamento de granéis líquidos (combustíveis), e juntos receberão investimentos de cerca de R$ 1 bilhão.

O Instituto Brasil Logística e a Frenlogi acreditam no potencial das desestatizações e parcerias público-privadas na modernização da infraestrutura. O país necessita urgentemente de investimentos pesados na capacidade logística e portuária nacional, e as concessões vão acelerar esse crescimento.

Segundo levantamento das Nações Unidas, o modal marítimo transporta cerca de 80% em volume e mais de 70% em termos de valor no comércio mundial. Essa proporção é ainda maior nas economias mais desenvolvidas do mundo. Por isso, é imperativo que o Brasil invista cada vez mais recursos – públicos e privados – na capacidade de transporte dos portos brasileiros. Essa é a forma de tornar o Brasil cada vez mais forte e protagonista na economia global.


Fonte: Ministério da Infraestrutura

Back to top