Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

IE promove debate sobre uso múltiplo das águas, mediado pelo IBL

Por iniciativa do Instituto de Engenharia (IE) e mediação do Instituto Brasil Logística (IBL), por intermédio do vice-presidente da entidade, Tiago Lima, foi realizado um painel online sobre o tema “Gestão e Planejamento no Uso Múltiplo das Águas com Ênfase na Navegação Interior”;

Participaram do evento, nas funções de expositores e debatedores, o Superintendente de Operações e Eventos Críticos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Joaquim Gondim; o gerente de Recursos Hídricos do Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS), Paulo Diniz; e o diretor do Departamento de Navegação e Hidrovias da Secretaria Nacional de Portos do Ministério da Infraestrutura, Dino Antunes.

ANA

Quem abriu o painel foi Gondim, dirigente da ANA, que abordou aspectos regulatórios e operacionais da navegação interior. O expositor defendeu o uso múltiplo das águas, destacando sua importância.

Gondim mostrou a relevância da construção de eclusas para o funcionamento das hidrovias, alertando para o problema da sazonalidade das águas dos rios brasileiros e a necessidade de superá-lo com estudos e planejamento.

ONS

Comentando aspectos dos usos múltiplos das águas, o representante da ONS expôs sua visão a curto, médio e longo prazo sobre recursos hídricos na operação do sistema. Ressaltou, inicialmente, a tradição de uso das águas primordialmente pelo setor elétrico, no Brasil.

Diniz ponderou que, mesmo assim, ao longo do tempo, outros setores que se utilizam das águas, no Brasil, foram se tornando importantes, citando a irrigação e as hidrovias. Ele considera que com a Lei das Águas o debate se tornou bem mais saudável relativamente à questão.

Minfra

De sua parte, o representante do governo federal apresentou questões que o Minfra vem enfrentando para a utilização múltipla das águas, essencialmente no quesito da melhoria e ampliação do sistema hidroviário nacional.

Em sua explanação, acabou revelando o propósito do Ministério da Infraestrutura em elaborar o projeto BR dos Rios, aos moldes do BR do Mar, que tramita no Congresso, o que deixou os debatedores com positiva esperança sobre o assunto.

Vídeo do debate:

Back to top