Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Marco do saneamento pode reativar economia, crê o governo

“O marco do saneamento tem especial importância porque se conecta com o pós-pandemia, mas também com o período durante a pandemia”, disse ao jornal Valor Econômico o secretário de Desenvolvimento de Infraestrutura do Ministério da Economia, Diogo Mac Cord. 

Ou seja, o marco não só faz parte das medidas para destravar investimentos privados, como também tem impacto na saúde pública e no combate à doença. “É duplamente importante.” A relação do saneamento com o combate à pandemia pode ser o elemento que falta para destravar a votação, acredita ele. No entanto, ressaltou, a decisão é eminentemente política.

De acordo com o jornal, o primeiro item da agenda de retomada econômica do governo no Congresso, portanto, é a votação do marco regulatório do saneamento, em análise no Senado. A expectativa é que seja colocado em votação por volta de 15 de junho. No entanto, esse calendário ainda depende de articulações políticas, que se tornam mais difíceis no ambiente conflagrado entre o Executivo e os demais Poderes.

Esgotamento sanitário e Covid-19

Um gráfico elaborado pela Secretaria de Política Econômica (SPE), diz a matéria, confrontou a cobertura de esgoto tratado e as mortes por covid-19 nas capitais. Dessa forma, mostra que, nas cidades onde há menos de 40% de tratamento, houve 14,45 mortes por 100 mil habitantes, em média. 

Por outro lado, naquelas com 40% a 70%, o índice foi menor: 12,75. E nas cidades com mais de 70%, a média de de mortes foi 3,62. O Valor reproduziu o gráfico utilizando dados do dia 28 de maio, com conclusão semelhante.

O projeto do saneamento “já está pronto”, disse o ministro da Economia, Paulo Guedes, em um webinar sobre o mercado de gás na última sexta-feira. Conforme o Valor, Guedes disse que será o primeiro a ser votado e que o Brasil “vai surpreender o mundo” na retomada. Uma vez que, segundo pensa está enfrentando o coronavírus e ao mesmo tempo reformando a economia.

Matéria completa acessando o link abaixo, do Valor Econômico:

https://valor.globo.com/brasil/noticia/2020/06/02/marco-do-saneamento-e-aposta-do-governo-para-reativar-economia.ghtml

Back to top