Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

IBL promove encontro entre FAMBRAS e CIT para fomentar a Logística Halal no país

Encontro ocorreu em Brasília e inicia uma agenda conjunta para realização de eventos, capacitações, desenvolvimento humano e aproximação com países islâmicos

O Instituto Brasil Logística promoveu nesta quarta-feira (27/07), reunião almoço de aproximação e construção de agenda conjunta entre a Câmara Internacional da Indústria de Transportes – CIT e a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS.

Estiveram presentes na reunião o CEO da CIT, Marcelo Augusto de Felippes, a diretora executiva da Câmara, Larissa Revete e membros da equipe CIT. Representando a FAMBRAS, o vice-presidente, Ali Zoghbi e Delduque Oliveira Martins – Diretor de Relações Institucionais da FAMBRAS e Academia Halal, recepcionados pelo vice-presidente e diretor-executivo do IBL, Tiago Lima e sua equipe.

O IBL firmou em 2021, acordo de cooperação técnica com a FAMBRAS (maior certificadora de práticas halal do Brasil) e a Academia Halal do Brasil. Dentre as ações conjuntas já iniciadas está a tradução do “Guia de Logística Humanitária” para o idioma árabe e uma agenda de eventos e webinares que debaterão os desafios e oportunidades para logística halal no Brasil.

Convite para filiação CIT

A reunião teve início com apresentação institucional e a atuação da Câmara Internacional da Indústria de Transportes, que por meio de seu CEO, Marcelo Felippes, formalizou convite à Federação para integrar a Associação como afiliada.

A Câmara Internacional da Indústria de Transportes (CIT) foi fundada há 20 anos, por iniciativa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), e é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, com estrutura e alcance internacional. Seu principal objetivo é defender e proteger os interesses dos transportadores e suas entidades representativas

Os membros filiados compartilham conhecimento técnico, desenvolvem projetos conjuntos e têm direito à palavra e voto por intermédio do Presidente do Capítulo de seu país, representado pela CNT, no Brasil.

 A CIT anunciou em primeira mão, que realizará a 36ª edição de Assembleia Geral CIT em Nova York, na sede da ONU, em abril de 2023. Também foi apresentado às autoridades da FAMBRAS, o curso de capacitação para Coordenadores Nacionais de Trânsito com parceria do IBL, realização CIT e a UNCTAD – ONU, que pretende preparar profissionais do Brasil e das Américas para a facilitação do comércio, equiparando o país com práticas internacionais.

Logística Halal e o calendário islâmico de negócios

Em segundo momento, o vice-presidente da Federação das Associações Muçulmanas, Ali Zoghbi formalizou convite à CIT e ao IBL para participarem da solenidade de abertura do Curso “O mundo Islâmico: Ética e os Negócios com o Consumidor Islâmico” que ocorrerá no dia 17 de agosto, em São Paulo. O Instituto Brasil Logística integra um dos painéis do curso que apresentará os desafios logísticos brasileiros para o atendimento das demandas dos países islâmicos.

Na ocasião, Ali ressaltou a relevância do encontro e a seriedade do trabalho desenvolvido pela CIT e pelo IBL: “acredito que temos objetivos comuns e que a cultura halal pode ser introduzida na logística do país como uma grande oportunidade. O objetivo da FAMBRAS é construir pontes e caminhos para o desenvolvimento de pessoas e apresentar a imensa hospitalidade do mundo árabe e potencial dos países islâmicos para negócios”

Para o vice-presidente e diretor executivo do IBL, Tiago Lima, o Instituto cumpre importante papel institucional ao promover sinergia entre Entidades de tamanha representação para o Brasil: “É uma imensa satisfação proporcionar encontros que gerarão bons frutos à logística do país. FAMBRAS e CIT ocupam protagonismo em suas searas de atuação, com seriedade e entrega de relevante saber ao ofertar capacitações, eventos e projetos que alcançam tantas pessoas”.

Back to top