Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Porto de Paranaguá recebe maior navio porta-contêineres já registrado nos Portos Paranaenses

Nesse sábado (30), o navio porta-contêineres MSC C. Montaine atracou no Porto de Paranaguá, marcando um marco histórico como a maior embarcação em capacidade já recebida nos portos paranaenses. Com impressionantes 366 metros de comprimento e 51 metros de largura, o MSC C. Montaine supera suas embarcações irmãs, MSC Elisa XIII e MSC Natasha XIII, que foram recebidas em janeiro e fevereiro deste ano, medindo ambas 366 metros de comprimento e 48,20 metros de largura.

O MSC C. Montaine possui uma capacidade para transportar até 15.413 TEUs (unidade de medida para 20 pés de comprimento de contêiner), o que representa um aumento de 6,7% em relação aos navios MSC Elisa XIII e MSC Natasha XIII, que têm capacidade para 14.432 TEUs.

O diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira, ressaltou a importância deste marco para o Porto de Paranaguá, destacando que foi o primeiro porto brasileiro a receber autorização oficial para operar um navio deste porte e o primeiro a operar navios New Panamax. Vieira enfatizou que a qualidade da infraestrutura e a segurança operacional permitem receber regularmente estas novas embarcações, demonstrando a capacidade e confiabilidade do porto.

Para acomodar esses meganavios, a Portos do Paraná continua investindo em obras de derrocagem e serviços de dragagem para aumentar a profundidade do canal. Atualmente, no terminal de contêineres, o calado está em 12,3 metros nos canais principal e alternativo.

A movimentação de cargas pelos Portos do Paraná tem apresentado um crescimento significativo. No primeiro bimestre deste ano, houve um aumento de 19% na movimentação geral, totalizando 10,4 milhões de toneladas em comparação com 8,7 milhões de toneladas no mesmo período de 2023.

(Com informações do Governo do Estado do Paraná)

Back to top