Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

IBL firma acordo de cooperação técnica com a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais – CONAFER

Mais uma parceria foi firmada pelo Instituto Brasil Logística para fomentar estudos e projetos no setor de infraestrutura e logística. A Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais, a CONAFER, firmou acordo de cooperação técnica, com renovação a cada dois anos.
O acordo tem como objeto o desenvolvimento de estudos, projetos e pesquisas aplicados à área de infraestrutura, transportes e logística, voltados à agricultura familiar, agroecologia, políticas públicas e demais temas correlatos.

A CONAFER

Fundada em 2011, a CONAFER foi constituída a partir da necessidade dos agricultores familiares do Brasil de ter voz autônoma em decisões referentes ao setor agrícola no país. Porém, sua história vem desde 2004, quando um grupo de agricultores, os fundadores da CONAFER, decidiu batalhar pela criação de uma lei que os amparasse e os valorizasse dentro do contexto do Estado.

Depois de dois anos de luta, em 2006 veio a Lei 11.326, que reconhece a Agricultura Familiar como categoria e setor econômico, realizando toda a mensuração dos trabalhadores rurais através do primeiro IBGE da Agricultura Familiar. Esse censo constatou a distribuição geográfica, classe socioeconômica e importância do setor para o Brasil, visto que os números mostravam 36 milhões de agricultores responsáveis por 73% da produção do consumo interno do país.

Conheça a CONAFER – https://conafer.org.br/

Back to top