Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Gestão da pandemia no Brasil afasta investidores estrangeiros

Gestão da pandemia no Brasil tem afastado investidores estrangeiros. A reportagem é manchete da versão impressa do jornal Estado de São Paulo, em sua edição desta segunda-feira, 25.

De acordo com a matéria, os analistas internacionais definem o Brasil como uma nação governada por um presidente populista que dá respostas contraditórias à pandemia. “Os efeitos concretos da percepção no exterior de que o País ruma para um precipício”, diz o texto.

A reportagem mostra que o real foi a moeda que mais se desvalorizou no mundo, com queda de 45% ante o dólar. Assim, apesar das intervenções diárias do Banco Central, a cotação da moeda americana encostou nos R$ 6.

Fuga de capital

Segundo o último relatório do Instituto de Finanças Internacionais, o Brasil registrou em março a maior fuga de capital em um mês desde 1995. O órgão reúne bancos de investimento, fundos e bancos centrais em 70 países. 

Dessa forma, o Brasil é o país que mais merece atenção, por causa da rápida deterioração do cenário, em função da gestão da pandemia. A quantia perdida só não foi maior do que a registrada pela Índia.

“Investidores gostariam de ver o governo no comando da situação. Temos visto o confronto entre o Executivo (federal) e governadores, assim como discussões com o Congresso sobre os estímulos, além de mudanças ministeriais que aumentam as dúvidas sobre a capacidade do governo de continuar com reformas estruturais”, diz Martin Castellano, chefe da seção de América Latina do IFF.

Risco sanitário

A falta de uma estratégia do governo brasileiro para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus faz com que vizinhos e aliados tomem medidas para isolar o País e se proteger do contágio. 

O governo americano anunciou neste domingo, 24, a proibição da entrada de viajantes estrangeiros provenientes do Brasil. Entre os vizinhos, o presidente da Argentina (terceiro maior parceiro comercial do Brasil), Alberto Fernández, disse ver o Brasil como um risco à região, enquanto o Uruguai reforçou controles sanitários na fronteira e o Paraguai tenta conter a entrada de brasileiros.

Matéria completa acessando o link:

https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,postura-frente-a-pandemia-piora-imagem-do-brasil-no-exterior-e-afasta-investidores,70003313312

Back to top