Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Bruno Fonseca assume presidência da Praticagem do Brasil em cerimônia de posse

Na noite de terça-feira (19), o Conselho Nacional de Praticagem (Praticagem do Brasil) realizou em Brasília (DF) a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o biênio 2024-2025. O destaque do evento foi a posse de Bruno Fonseca como diretor-presidente da entidade, sucedendo Ricardo Falcão, que agora assume o cargo de diretor-administrativo.

Durante a cerimônia, que contou com a presença das principais autoridades do setor, Ricardo Falcão destacou como maior desafio de sua gestão a tramitação do projeto de lei da Praticagem, aprovado no final do ano passado no Congresso Nacional. Segundo Falcão, essa legislação proporcionou estabilidade jurídica às práticas da entidade, incorporando padrões internacionais de operação e concorrência.

Por sua vez, o novo presidente, Bruno Fonseca, enfatizou a continuidade do trabalho realizado, ressaltando a importância de sensibilizar os parlamentares para a assinatura de convenções internacionais de combate a prisões e acidentes marítimos. Fonseca também expressou preocupação com a segurança operacional, destacando a necessidade de conscientização dos práticos para relatar eficientemente as escaladas de embarque e desembarque, visando a redução de acidentes.

A cerimônia contou ainda com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que parabenizou o Conselho por seu trabalho e articulação, ressaltando a importância da modernização e segurança jurídica para a agenda portuária brasileira, um setor em constante crescimento nos últimos anos.

Back to top