Renovação da Vale pode favorecer términos da Fiol e da Transnordestina

Renovação de ferrovias da Vale pode favorecer dois importantes projetos no setor. De acordo com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, os dois projetos beneficiados seriam o da Nova Transnordestina e o da Ferrovia de Integração Leste-Oeste (Fiol).

A declaração foi dada ao jornal Valor Econômico durante live promovida pelo referido órgão de imprensa. Segundo o ministro, as duas ferrovias da Vale são a Estrada de Ferro Carajás (CFC) e a Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM).

Ainda conforme Freitas, ambas as prorrogações já foram submetidas a audiência pública e se encontram em análise no Tribunal de Contas da União (TCU). Ele considera que o tribunal vai liberar o processo ainda no segundo semestre de 2020.

O governo está exigindo da Vale, como contrapartida à renovação por 30 anos, a construção de duas novas ferrovias pela empresa. Assim, seriam construídos um trecho da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste, de Água Boa (MT) a Mara Rosa (GO), e uma nova linha entre Cariacica e Anchieta (ES).

Sobra

No entanto, segundo o ministro, ainda vai sobrar um valor de outorga devido pela Vale como contrapartida à renovação. Dessa forma, os recursos seriam utilizados na compra de trilhos para a Transnordestina e no trecho 2 da Fiol.

“Ainda vai sobrar uma outorga livre. Temos que fechar o valor com o TCU, mas dará um impulso nessas duas obras”, afirmou Tarcísio na live. “Se comprarmos os trilhos e colocarmos rapidamente nos canteiros, damos um boom [nos dois projetos]”, completou.

De acordo com o Valor Econômico, o trecho 2 da Fiol, por exemplo, já tem parte da infraestrutura pronta – incluindo a maior ponte ferroviária da América Latina, sobre o rio São Francisco, na Bahia. O trecho está no Pró-Brasil, em elaboração pelo governo federal, e será tocado com recursos da estatal Valec. 

Enfim, segundo o texto, usando a outorga da Vale nos trilhos, o ministro pretende ganhar em agilidade na compra do material e na execução. “Isso pode acontecer também com a Transnordestina”.

Matéria completa pode ser acessada no link abaixo:

https://valor.globo.com/live/noticia/2020/06/23/renovacao-de-ferrovias-da-vale-ajudara-a-concluir-fiol-e-transnordestina-diz-tarcisio.ghtml