Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Presidente e vice-presidente do Conselho Deliberativo da ABTP assinam termo e tomam posse

Roberto Zitelmann Oliva ocupa também a presidência do Conselho Gestor do Instituto Brasil Logística

A oficialização de um excelente trabalho na condução do Conselho Deliberativo da ABTP foi feita durante a primeira reunião presencial do Conselho, após um intervalo de dois anos em razão da pandemia da Covid-19. O encontro foi realizado em São Paulo (SP), nesta quarta-feira (06/07).

Na presença dos conselheiros da ABTP, o presidente do Conselho Deliberativo, o Sr. Roberto Zitelmann Oliva, e o vice-presidente, o Sr. Níveo Maluf, embora já tenham assumido os cargos, assinaram o termo de posse presencialmente. O presidente assumiu a função em 03 de novembro de 2021, e o vice-presidente em 25 de novembro para continuidade do mandato do biênio 2021/2023.

Oliva é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e foi fundador e Diretor-Presidente da Intermarítima Portos e Logística S.A de 1993 a 2012, quando assumiu o posto de Presidente do Conselho da empresa.

Muito atuante no setor portuário, o novo presidente assumiu ao longo dos anos funções relevantes em diversas entidades do setor. Além da sua marcante participação na ABTP, foi também fundador e vice-presidente da Federação Nacional dos Operadores Portuários (FENOP), hoje Federação Nacional das Operações Portuárias; fundador e primeiro presidente do Sindicato de Operadores Portuários de Salvador e Aratu (SINDOPSA) e do Órgão Gestor de Mão de Obra do Trabalho Portuário dos Portos de Salvador e Aratu (OGMOSA).

“Ser presidente do Conselho Deliberativo da ABTP é uma missão muito importante, já que a ABTP reúne 72 associadas detentoras de mais de 233 terminais portuários, sendo a maior associação que representa todos os segmentos do setor portuário como contêineres, líquidos, gases, granéis sólidos, granéis vegetais, cargas de projeto e terminais fluviais”, comemorou o novo presidente.

Para atuar ao seu lado foi eleito o vice-presidente, Níveo Maluf, que é Diretor e Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Bunge South América, desde 2011.

Maluf é formado em Engenharia Mecânica Automobilística e em Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) de São Paulo, além de possuir graduação em Desenvolvimento de Gestores e em Planejamento Estratégico pela Fundação Dom Cabral. Maluf possui também Especialização em Gestão de Marketing e Vendas pela Universidade da Califórnia – UCLA.

Membro do Conselho Diretivo da ABTP, Maluf ocupa ainda outros cargos importantes como de Diretor do Departamento de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), vice-presidente do Conselho Diretivo da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA).

“A nossa associação é uma das mais longevas do setor portuário e congrega associados de todos os setores e segmentos que movimentam cargas nos fluxos de exportação e importação via os portos brasileiros. É um privilégio ser apontado como Vice-Presidente da ABTP para o Biênio 2021-2023 e uma honra poder contribuir com os rumos da entidade”, destacou o Maluf.

Fonte: Assessoria ABTP
Foto: Cláudia Borges

Back to top