Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

ABTRA realiza 2ª Edição do Porto Hack Santos

Entidade mantenedora do IBL promove jornada tecnológica para enfrentar gargalos nas atividades portuárias e do comércio exterior

Com o tema Conectividade Exponencial, a Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados, ABTRA, realiza a 2ª edição do PORTO HACK SANTOS. O evento acontece entre os dias 30 e 31 de julho, no Terminal Marítimo de Passageiros (Concais) em Santos.

Dez times de cinco competidores vão encarar, ao longo de 35 horas, dois desafios. O primeiro será desenvolver soluções integrando terminais portuários, recintos alfandegados, praticagem, rebocadores, autoridade portuária e outros atores envolvidos no processo de entrada e saída de navios para otimizar a performance de suas ofertas de serviços ao comércio exterior, a partir do projeto de port community system. O segundo será prospectar novos modelos de negócio com base tecnológica para melhorar a jornada de sucesso do cliente até o Porto de Santos, destacando que esse segundo desafio será disputado exclusivamente por times femininos, mentorado e julgado por mulheres especialistas nessa área.

O time campeão receberá o prêmio de 25 mil reais e apoio técnico e comercial para inserir a solução no mercado.

A jornada tecnológica conhecida como hackathon tem por objetivo aproveitar a experiência da comunidade de inovação para desenvolver soluções comunitárias utilizando tecnologias de última geração para enfrentar gargalos existentes nas atividades portuárias e do comércio exterior brasileiro.

Para além da competição propriamente dita, o evento vem ganhando maior alcance e amplitude com o envolvimento das empresas associadas à ABTRA, outras entidades portuárias e da comunidade da Baixada Santista interessada na aproximação da região com o porto.

 Dessa forma o projeto “Um porto para o futuro” – alicerçado no tripé “inovação, inclusão social e equidade de gênero” – prevê, em paralelo e em adição ao hackathon, demonstrações de tecnologias como Inteligência Artificial, Blockchain e 5G das empresas apoiadoras a cerca de dois mil visitantes da comunidade regional

Também serão promovidos painéis com temas sobre inclusão digital e equidade de gênero no setor; e oficinas voltadas à comunidades carentes para introduzi-las no mercado portuário e no campo da tecnologia. Vale destacar ainda que 50% dos participantes em todas as atividades serão mulheres.

O PORTO HACK SANTOS conta com os apoios institucionais do Instituto Brasil Logística (IBL), do Santos Port Authority (SPA), do Ministério da Infraestrutura (Minfra) e da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), como também do hub Mulheres no Comex e do Fórum Brasil Export. 

Os detalhes da programação poderão ser conferidos em: https://www.portohacksantos.com.br/ e https://www.umportoparaofuturo.org.br/

Back to top