Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Presidente e Conselheiros do IBL recebem Medalha do Mérito Mauá concedida pelo MINFRA

Evento que concede honraria a mais de 300 profissionais do setor foi realizado em Brasília, nesta terça-feira (13)

O Ministério da Infraestrutura realizou nesta terça-feira (13) o evento de entrega da maior honraria oferecida pela pasta aos protagonistas no desenvolvimento da Infraestrutura de Transportes do país.

O Presidente do Instituto Brasil Logística, Roberto Zitelmann de Oliva foi um dos condecorados com a medalha do Mérito Mauá, junto ao Conselheiro Manoel Ferreira, Vice-presidente da Fenop, e o Conselheiro e Diretor-presidente da ABTP, Jesualdo Silva.

“Visconde de Mauá é um nome de imensa importância para o desenvolvimento do país. Me sinto honrado e agradecido pelo Ministério ter me agraciado com esta medalha. Foi Mauá o responsável pela primeira empresa de Navegação do Brasil, a primeira estrada pavimentada, a primeira estrada de ferro e outros tantos feitos para o país. Receber uma comenda com este nome é uma grande alegria como empresário e como presidente da ABTP e do IBL”, comentou entusiasmado Roberto Oliva após receber a honra.

Para o Conselheiro Jesualdo Silva, o reconhecimento a ele concedido, demonstra a força da Associação Brasileira dos Terminais Portuários: “Essa medalha é fruto de um dedicado trabalho que estamos desenvolvendo para o setor portuário e nossas associadas. Me senti muito honrado em receber a Medalha Mauá junto a tantos nomes importantes,” destacou o diretor-presidente da ABTP.

Já para Manoel Ferreira, Vice-presidente da Fenop, este é um reconhecimento importante aos empresários que militam no setor de infraestrutura do país: “para nós que conhecemos o país e vislumbramos um país mais pujante em termos de melhorar a logística e a ligação com os portos brasileiros, é um orgulho receber a medalha. O reconhecimento nos deixa animados para fazer ainda mais,” finaliza Ferreira.

Entre os mais de 300 agraciados, estão servidores públicos, membros de associações e entidades de classe, representantes da iniciativa privada, entre outros atores que fomentam o crescimento do setor.

“Temos um legado que construímos juntos nestes últimos quatro anos, setores público e privado. Um legado de integridade, de transparência, de previsibilidade, de um planejamento integrado dos modos de transporte. Hoje temos as rodovias, as ferrovias, os portos, os aeroportos pensados de forma conjunta e não de forma separada”, disse o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, ao destacar avanços no setor desde 2019.

Homenagem

Instituída em 1965, a Medalha do Mérito Mauá homenageia o patrono do Ministério da Infraestrutura, Visconde de Mauá, industrial e banqueiro reconhecido como pioneiro dos meios de transporte no Brasil. Em 1845, ele levantou os estaleiros da Companhia Ponta de Areia, em Niterói (RJ), dando início à indústria naval brasileira. Os primeiros trilhos lançados em solo brasileiro, como a ferrovia Santos – Jundiaí, em São Paulo, na década de 1940, também são creditados a ele.

Presidente do IBL, Roberto Oliva e Ministro da Infraestrutura Marcelo Sampaio
Jesualdo Silva, Diretor-presidente da ABTP e Ministro Marcelo Sampaio
Da esquerda para direita, Aluisio Sobreira, Sérgio Aquino e Manoel Ferreira, da FENOP e Jesualdo Silva, da ABTP, durante evento
Medalha de Mérito Mauá
Abertura de evento de entrega de Medalha de Mérito Mauá, em Brasília

Fotos: Minfra e Assessorias Fenop e ABTP

Back to top