Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Laboratório HANDs da PUC-Rio lança sistema “HandsOn” para facilitar ações de Logística Humanitária

Instituto Brasil Logística foi pioneiro em lançamento de Guia com curadoria técnica do Lab Hands em 2021

Já está disponível para acesso o Sistema online HandsOn, projeto idealizado pelo Laboratório HANDs do Departamento de Engenharia Industrial da PUC-Rio em parceria com Laboratório BioBD, do Departamento de Informática da PUC-Rio.

Desenvolvido através de um processo de inovação social com foco na colaboração entre pessoas e organizações, o HandsOn auxilia no equilíbrio entre oferta e demanda em ações humanitárias, seja em resposta a desastres ou uma campanha de arrecadação para causas sociais. A plataforma foi desenvolvida para facilitar o encontro entre organizações e tem financiamento da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e da FAPERJ – Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.

Segundo a Professora Dra. Adriana Leiras, coordenadora do Lab Hands, este é um sonho antigo: “o HandsOn é nossa forma de gerar impacto social direto. Esperamos que a plataforma contribua para o empoderamento de comunidades na responsabilidade ativa pelo bem-estar e resiliência comunitária para os problemas mais prementes para o desenvolvimento sustentável”, destaca Adriana.

Ainda segundo Adriana, o sistema HandsOn envolve diferentes stakeholders, entre eles, população afetada, população vulnerável, doadores e organizações humanitárias. A plataforma permite a integração de dados, traz transparência nas informações e possibilita uma gestão de eficiente recursos. A utilização da plataforma promove a coordenação de esforços de diferentes atores, permitindo respostas rápidas, formação de parcerias e a formação de uma rede de ajuda e assistência humanitária aos que necessitam.

Vulnerabilidades do Brasil e Guia de Logística Humanitária
Em setembro de 2021, o Instituto Brasil Logística lançou seu Guia de Logística Humanitária – documento escrito e produzido em parceria com o HANDS da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e com o grupo LS Educacional de Brasília.

O Brasil e o mundo enfrentam graves desastres naturais recorrentemente nos últimos anos. O estado de Santa Catarina sofre com chuvas e deslizamentos neste mês de dezembro e já registra mortes. As estratégias em logística humanitária contidas no Guia viabilizado pelo IBL fornecem importantes dicas para estruturação de ações coordenadas e sua devida gestão.

Quer entender mais sobre a plataforma HandsOn? Acesse o link: https://handson.biobd.inf.puc-rio.br/

Back to top