Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Indústria metroferroviária vai pedir manutenção do reporto em 2023

da Agência iNFRA

Entre os pleitos do setor ferroviário que devem ser feitos ao governo eleito, está a intenção de manter o Reporto depois de dezembro de 2023, afirmou o presidente da Abifer (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária), Vicente Abate, em entrevista coletiva na última segunda-feira (28) para tratar das urgências do setor metroferroviário.

No começo deste ano o Congresso decidiu manter o incentivo até dezembro de 2023, depois de longa discussão com o governo federal. O benefício, que vinha sendo renovado desde 2004 de forma sucessiva, quase foi descontinuado em 2021 pelo atual governo, com a justificativa de que a União não teria como manter seu financiamento.

O Reporto é um incentivo tributário direcionada que garante a isenção de IPI, PIS e Cofins para a compra de máquinas e equipamentos do segmento portuário e de ferrovias, além da suspensão da cobrança de Imposto de Importação sobre itens que não tenham similares nacionais. Parte dos estados seguem o benefício e também isentam os equipamentos de impostos locais.

O objetivo da Abifer é prorrogar o Reporto por mais três anos e depois continuar com as renovações a cada cinco anos, permitindo assim, que os investimentos das concessionárias sejam incentivados, destacou Abate.

Durante a campanha eleitoral, Aloizio Mercadante, o então coordenador do programa de governo de Luiz Lula Inácio da Silva (PT), sinalizou que a manutenção do Reporto era uma intenção. Também durante o período eleitoral, a ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários) havia feito um pedido no sentido de prorrogar o benefício fiscal.

Renovações e concessões

Outro tópico que a Abifer considera importante é seguir com o programa de prorrogação antecipada dos contratos de concessão das ferrovias. Atualmente a FCA (Ferrovia Centro-Atlântica) está na fila para ter o contrato prorrogado.

Além disso, Abate mencionou que o setor espera que as autorizações ferroviárias e as concessões continuem avançando e que o STF (Supremo Tribunal Federal) julgue com celeridade a suspensão da construção da Ferrogrão.

Incentivos ao nacional

Um dos pedidos que a Abifer deve encaminhar ao governo eleito é que o percentual de incentivo à compra de equipamento da indústria brasileira seja maior. De acordo com a Portaria 309/2019, do Ministério da Economia, quando o valor do equipamento da indústria brasileira é 5% maior que o da indústria internacional, a preferência da compra é doméstica. A associação gostaria que esse percentual aumentasse para 15% em favor do mercado brasileiro.

Fonte: Portal www.agenciainfra.com/ Dimmi Amora

Back to top