Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Preço do frete sofre variações, no país, por conta da pandemia

Preço do frete sofre variações, no país, por conta da pandemia. Nas aéreas, cresce até 1.000%. Mas, há varejistas zerando o frete ao consumidor. Dessa forma, impacto do confinamento é forte no setor de transporte.

Aéreas

1.000% de aumento nos fretes pode de ser pago pelo consumidor no setor das empresas aéreas. Nesse sentido, as aéreas também estão transformando aviões de passageiros em aviões de carga.

A matéria é da revista Veja, veiculada sob o título “Custo do frete para entregas chega a subir 1.000% em meio à pandemia“. Com o subtítulo “Sob o impacto do confinamento, empresas se veem obrigadas a repensar a entrega de seus produtos”.

Queda

De acordo com a matéria, a busca por produtos industriais também tem sentido os impactos da pandemia. Assim, conforme estudo da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, a demanda por transporte de cargas caiu mais de 26% em março.

Já os pedidos por embalagens apresentaram uma queda acima de 55%; os eletrônicos caíram cerca de 46%; os automóveis, acima de 40%.

Caminhoneiros

Com o abalo no frete, Wallace Landim, presidente da Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores, já declarou que a categoria dos caminhoneiros não descarta a possibilidade de uma paralisação se a orientação de distanciamento social não tiver qualquer flexibilização, destaca a reportagem.

Redução no preço dos fretes

Entretanto, ha empresas que estão recorrendo ao tradicional barateamento do preço nos fretes, diante da crise. Para essas empresa, o antigo modelo se transformou em trincheira frente ao recuo da demanda.

A Telhanorte cortou o frete para consumidores com mais de 60 anos; a Oakberry suspendeu o custo da entrega para pedidos feitos pelo iFood; o Ponto Frio e as Casas Bahia oferecem uma gama de itens sem pagamento de frete para diversas regiões do país; e o Magazine Luiza cancelou o custo de entrega para mercadorias de higiene, em uma tentativa de estimular seu consumo. De maneira similar, uma rede americana de farmácias, a Savage’s Drugs, cortou os fretes de medicamentos durante a epidemia do coronavírus. São exemplos de redução no preço dos fretes dados pela reportagem.

Back to top