Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Praticagem do Brasil inaugura centro de simulações de manobras de navios de padrão internacional

Além de treinar novos profissionais para operações em portos, objetivo é avaliar segurança e eficiência de novos projetos e operações portuárias.

A Praticagem do Brasil inaugurou na manhã desta terça-feira (14) o seu mais novo centro de simulações de manobras, em Brasília. O espaço oferece um moderno simulador de passadiço (local do navio onde Oficiais de Náutica conduzem a embarcação sob ordens do Capitão) para manobras de atracação de navios, e foi implementado em parceria com o Tanque de Provas Numérico da Universidade de São Paulo (TPN-USP) – referência internacional em simulações.

O centro de treinamento e avaliação aquaviária inaugurado é um dos mais modernos do mundo, e está instalado a poucos minutos da Praça dos Três Poderes. A instalação vai receber práticos de todo o Brasil para treinamentos e aperfeiçoamentos; além disso, também será utilizada por entidades como a Marinha do Brasil, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e o Ministério da Infraestrutura para o acompanhamento técnico de projetos.

O campo de visão do passadiço, de aproximadamente 290 graus, é formado por 14 telas de 65 polegadas, sendo três traseiras. O modelo matemático (o mesmo adotado no TPN-USP) reproduz de forma fiel a ação de ondas, ventos, correntes e marés, além de efeitos hidrodinâmicos que afetam a manobrabilidade das embarcações.

“Adotamos a solução de telas verticais, em linha com os novos simuladores do mundo. Estamos no estado da arte em ambientação e realismo das manobras”, revelou Eduardo Tannuri, professor da Universidade de São Paulo e responsável técnico pelo projeto.

O equipamento permite simular com precisão qualquer tipo de manobra, e emula situações específicas que não são possíveis no dia a dia devido ao alto risco envolvido. Também podem ser treinadas operações como aumento no porte de embarcações, novas rotas fluviais e implantação de terminais marítimos. Houve a participação de práticos em todos os estudos para validação de projetos: a experiência desses profissionais na condução e manobra de navios em áreas restritas mostrou-se imprescindível para atestar a confiabilidade do simulador.

O presidente da Praticagem do Brasil, o prático Ricardo Falcão, celebrou o sucesso do equipamento recém-inaugurado e prevê que o item propiciará discussões de alto nível no desenvolvimento portuário do país.

“Fomos além de um simples centro de treinamento, oferecendo facilidades de engenharia que permitem avaliar acessos aquaviários, implantação de novos terminais e operação com navios maiores. Este conceito, de estar próximo das autoridades que decidem sobre os projetos, é único no mundo e certamente trará mais agilidade, como na concessão de um terminal. Quando você está dentro de um simulador, vendo a praticagem manobrar, é muito mais fácil enxergar como melhorar o desempenho operacional de um porto sem abrir mão da segurança, e debater as melhores opções”, avalia Ricardo Falcão.


Fonte: Praticagem do Brasil.

Back to top