Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Movimentação de passageiros em voo volta a crescer em 2022

Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) apresentou propostas para o setor em reunião com Ministro Márcio França nesta quarta-feira (25)

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou esta semana o Relatório de Demanda e Oferta de voos domésticos e internacionais. Passados mais de dois anos desde o início da pandemia de Covid-19, o consumidor segue dando sinais de que se sente preparado para voltar a viajar sem restrições: a movimentação total do ano de 2022.

No mercado doméstico, foram 82,2 milhões de passageiros movimentados no ano passado, uma alta de 31,4% em relação a 2021 e 81,8% em relação a 2020. O apetite dos consumidores por voos nacionais foi ligeiramente mais rápido com viagens menores.

Já nos voos internacionais, foram registrados 15,6 milhões de passageiros — um salto de 226% em relação aos números de 2021 e de 131% em relação a 2020. Já na comparação pré-pandemia, a movimentação do ano passado ainda fica abaixo da média e corresponde a 86,5% dos números registrados no ano de 2019 nos voos nacionais, e 64,7% nos internacionais.

Agenda 2023 foca em crescimento sustentável e estímulo à demanda

Também esta semana, a diretoria da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) apresentou ao Ministro Márcio França a agenda para o setor aéreo. O presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz apresentou durante a reunião um histórico dos últimos 20 anos do setor aéreo e o impacto de políticas públicas que trouxeram um maior número de passageiros para o transporte aéreo, como a liberdade tarifária. Para 2023, Sanovicz destacou a importância de se discutir o impacto do preço do combustível de aviação, que corresponde a 40% dos custos das empresas e chegou a aumentar 121% desde 2019.

“Ao apresentar os temas mais relevantes para as companhias aéreas, a ABEAR levou ao governo informações para demonstrar o difícil cenário após a pandemia e a agenda que precisamos enfrentar para  voltar a crescer, retomar as condições de custos mais baixos e poder de compra da população e das empresas que já vivemos no início da década passada, para um aumento expressivo de passageiros a bordo”, afirmou Sanovicz.

Fonte: https://www.infomoney.com.br/
https://www.abear.com.br/

Back to top