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Minfra e Banco Mundial anunciam acordo para projetar concessão dos corredores ferroviários FICO-FIOL

O banco dará apoio técnico e financiamento para projeto de corredor ferroviário Leste-Oeste

Ministério da Infraestrutura e o Banco Mundial (Bird) anunciam acordo de parceria que vai permitir estruturar o projeto do corredor ferroviário Leste-Oeste, ligando Lucas do Rio Verde/MT a Ilhéus/BA, para futura concessão à iniciativa privada. Pelo documento, os estudos de viabilidade serão feitos pelo Banco Mundial e vão abranger a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO) e os trechos 2 e 3 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), totalizando 1,9 mil quilômetros de linha férrea.

“Esse projeto representa uma transformação. A ideia é termos um grande corredor ferroviário Leste-Oeste, integrada ao sistema Norte-Sul”, avalia o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. A diretora do Banco Mundial para o Brasil, Paloma Anós Casero, também destacou a importância da parceria para o país. “Esse futuro corredor tem muito potencial tanto do ponto de vista econômico como climático”, afirmou a diretora do Bird.

O trecho 1 da FIOL, entre Caetité/BA e Ilhéus/BA, vai a leilão na próxima quinta-feira, 8 de abril, no evento Infra Week. Já o trecho 2 da ferrovia, entre Caetité/BA e Barreiras/BA, está em obras pela Valec, com previsão de conclusão em 2022. O trecho 3 da FIOL, que vai ligar Barreiras/BA a Figueirópolis/TO ou Mara Rosa/GO, ainda precisa de financiamento para sair do papel.

Já a FICO, entre Mara Rosa/GO e Água Boa/MT, será construída pela Vale como contrapartida da renovação antecipada da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM). O projeto do trecho 2 da FICO está sendo elaborado, prevendo ligação entre Água Boa/MT e Lucas do Rio Verde/MT.

Os termos de referência para os estudos de viabilidade técnica, econômico-financeira, ambiental e jurídica (EVTEA) estão sendo tratados entre a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), vinculada ao MInfra, e a Corporação Financeira Internacional (IFC), braço do Banco Mundial. O projeto será orientado por diretrizes socioambientais de forma a garantir não apenas uma boa modelagem para a futura concessão, mas também para atrair investidores que priorizem empreendimentos sustentáveis.

A Frenlogi incentiva a expansão e o uso das estruturas férreas do Brasil para ampliar o transporte de cargas no país. As concessões da FICO e FIOL para a iniciativa privada vão atrair bilhões de reais em investimentos, que vão estimular o uso do modal ferroviário para escoar as produções minerais e agropecuárias das regiões. Isso vai reduzir drasticamente o custo e o tempo de transporte para quem produz e transporta, o que vai implicar em menores gastos e mais lucro para o setor produtivo do Brasil.

Fonte: Modais em Foco

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