Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Governo Federal divulga novo Plano Nacional de Logística, com análises e propostas para modernizar o transporte no Brasil

Documento está disponível para avaliações e sugestões na plataforma Participa + Brasil

O Ministério da Infraestrutura e a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) disponibilizaram para consulta pública o Plano Nacional de Logística – 2035 (PNL 2035). O documento traz um diagnóstico da logística brasileira e prevê cenários estratégicos na logística, abrangendo todos os modais de transporte.

O PNL 2035 apresenta ao Governo Federal as necessidades e oportunidades para o desenvolvimento sustentável da rede de transportes, maximizando os impactos positivos na sociedade e no mercado nacional e internacional. O trabalho conta com a disponibilização de informações do Observatório Nacional de Transporte e Logística e adota consideráveis inovações em relação ao PNL 2025, lançado no ano de 2018.

Como forma de sistematizar e integrar todo o ciclo de planejamento de transportes em nível federal, o plano apresenta ferramentas tecnológicas e informacionais robustas para a priorização e implantação de ações e projetos com maior assertividade. O Plano apresenta estimativas de indicadores estratégicos para cada cenário futuro simulado. O PNL será capaz também de subsidiar a elaboração dos Planos Setoriais Táticos, como o Plano Setorial de Transportes Terrestres, o Plano Setorial Portuário, o Plano Setorial Hidroviário e o Plano Aeroviário Nacional.

Para o novo PNL, a Empresa de Planejamento e Logística consolidou novas matrizes de origem e destino. Os técnicos da estatal utilizaram dados de telefonia móvel e de notas fiscais eletrônicas para entender a movimentação de cargas e passageiros, em diferentes modos de transporte, por todo o território nacional. O documento também leva em conta projeções econômicas, perspectivas tecnológicas e políticas públicas de desenvolvimento para traçar os possíveis cenários dos próximos 15 anos.

Para o diretor-presidente da EPL, Arthur Lima, a nova versão do PNL é um marco para a estatal e, sobretudo, para o planejamento integrado de transportes no Brasil. “Os resultados do PNL 2035 surgem por meio da utilização de parâmetros transparentes, alinhados à Política Nacional de Transportes do Ministério da Infraestrutura. Desta forma, torna-se possível que o Poder Público e a sociedade interessada apreciem de forma objetiva os cenários testados”, explica Arthur.

Durante a etapa de elaboração do Plano Nacional de Logística 2035, a EPL promoveu seminários com representantes do setor produtivo e especialistas. Foram seis encontros virtuais onde foram apresentados e debatidos os estudos desenvolvidos pela estatal para rodovias, portos, ferrovias, transporte aquaviário e intermodalidade, além da metodologia utilizada.

A consulta pública, que será conduzida pelo Ministério da Infraestrutura, terá duração de 30 dias. Para participar, é preciso acessar a plataforma Participa + Brasil.

O novo Plano Nacional de Logística 2035 será essencial para modernizar a cadeia de transportes brasileira. Em um momento em que os maiores países do mundo planejam investimentos pesados para atualizar os próprios setores de logística, o PNL se mostra necessário e urgente para que o Brasil conquiste espaço no comércio internacional.

A Frenlogi apoia as iniciativas e ações que tragam avanços para a infraestrutura brasileira. Baseado em dados e projeções, o PNL 2035 tem o poder de nortear as evoluções estruturantes que a logística brasileira necessita. Todos os planos modais vão se unir e complementar uns aos outros, proporcionando ao Brasil uma rede integrada de frete, transporte e distribuição moderna, eficiente e competitiva.

Fonte: Empresa de Planejamento e Logística S.A.

Back to top