Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Lula e Macron celebram lançamento de submarino construído no Brasil com tecnologia francesa

Nesta quarta-feira (27), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente francês, Emmanuel Macron, estiveram presentes na cerimônia de batismo e lançamento ao mar do submarino Tonelero (S42), realizada em Itaguaí, no Rio de Janeiro.

Conforme é costume na Marinha do Brasil, o submarino Tonelero recebeu seu batismo pela primeira-dama Janja Lula da Silva. “Eu batizo o submarino Tonelero. Que Deus abençoe este submarino e todos os marinheiros que nele navegarem”, proferiu Janja.

O submarino passará por uma série de testes para avaliar seus sistemas de combate e navegação, bem como sua estabilidade em alto mar.

A colaboração entre Brasil e França, iniciada em 2008 durante o mandato anterior de Lula, tem como objetivo principal a construção do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear até o final desta década. Este programa é realizado em conjunto com o Naval Group, empresa estatal francesa, na qual a empresa de defesa Thales tem uma participação de 35%.

O Tonelero é o 3º submarino convencional com propulsão diesel-elétrico construído totalmente no Brasil, através do Prosub. O programa de transferência de tecnologia entre os países pretende entregar 5 submarinos, sendo 4 convencionais e 1 nuclear, até 2033.

Atualmente, 2 submarinos desenvolvidos pelo Prosub já estão em operação: Humaitá e Riachuelo. O programa contempla ainda a construção do S-BR Angostura (S43) e do Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN) Álvaro Alberto..

O governo brasileiro justifica a importância de sua frota de submarinos para a defesa da costa, que possui aproximadamente 7.500 km, e das águas no Oceano Atlântico, onde o país possui vastos campos de petróleo offshore.

Back to top