Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

IBL ganha ainda mais em credibilidade com Certificado de Compliance

O Instituto Brasil Logística (IBL), que se compõem de especialistas em logística, e pugna pela melhoria da infraestrutura nacional, acaba de receber o Certificado de Implementação de Programa de Compliance, concedido pelo Instituto Nacional de Padronização de Procedimentos e Compliance (Indepad).

Compliance é um conceito originário do verbo em inglês to comply (cumprir), e significa agir com base em um conjunto de regramentos legais e padrões éticos. Ou seja, é atuar e se manter em conformidade com atos, normas e leis, para que esses sejam, de fato, cumpridos.

No Brasil, é comum relacionar tal prática à necessidade de as empresas seguirem leis e normas. Entretanto, o compliance vai muito além por agregar valores de excelência, sustentabilidade e segurança operacional, o que nem sempre é exigido pelo Estado e seus organismos.

Indepad

O Indepad tem como tarefa acompanhar, zelar e buscar a evolução do devido processo legal no âmbito dos processos administrativos em todas as esferas: federal, estadual e municipal.

Dessa forma, vem se tornando uma referência no estudo, acompanhamento e regulação do processo administrativo, tornando seus procedimentos regulados e conhecidos.

IBL

Com efeito, o IBL, desde a sua fundação, se orienta estritamente pelos princípios da compliance. No caso, alinhando suas atividades às boas práticas que regem as instituições privadas.

Também, agindo com ética no objetivo de criar maior sinergia entre os modais de transporte, atuando em conjunto com a sociedade civil e instituições públicas e privadas.

A atuação do instituto prioriza combater os gargalos logísticos em todo o território nacional, que elevam os custos, reduz a lucratividade e impede o Brasil de ser um país mais competitivo.

Agora, com a certificação de compliance, o IBL dispõe de mais uma ferramenta, estabelecida em escala internacional, para gerar maior confiança como organização, aumentando sua credibilidade em meio à sociedade brasileira.

Back to top