Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

IBL celebra 8 anos no mês de novembro e se consolida como um agente de transformação no setor da logística e infraestrutura do Brasil

Fundado em 09 de novembro de 2015, em Brasília, comemorando oito anos de atuação, o Instituto Brasil Logística – IBL é uma instituição privada e sem fins lucrativos, composta por especialistas e técnicos com vasta experiência nos diversos setores da logística e infraestrutura. A missão do Instituto é fornecer suporte à Frente Parlamentar Mista de  Logística e Infraestrutura, conhecida como FRENLOGI, por meio de projetos, pesquisas e informações técnicas, promovendo, assim, o aprimoramento da intermodalidade de transportes na matriz logística nacional, o desenvolvimento sócio e econômico e a redução do custo Brasil.

O IBL conta com a cooperação de nove entidades mantenedoras que compõem, atualmente, o quadro de associadas: ABTP – Associação Brasileira dos Terminais Portuários; ABTRA – Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados; ABRATEC – Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres; ANATC – Associação Nacional das Empresas Agenciadoras de Transporte de Cargas; APROSOJA – Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso; FENOP – Federação Nacional das Operações Portuárias; FETRASUL – Federação das Empresas de Transportes Rodoviários do Sul e Centro-Oeste; Praticagem do Brasil; e SOPESP – Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo.

Com o relançamento da Frente, ocorrido em abril último, o Conselho Gestor elaborou um plano estratégico e buscou no mercado novos executivos para o Instituto. O presidente   Ricardo Molitzas – advogado, especialista em logística empresarial, profissional reconhecido, com grande experiência na operação e gestão portuárias no porto de Santos, e atual Diretor-Executivo do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo – impulsiona a atuação do instituto em vários aspectos, incluindo o relacionamento com os setores público e privado, participando ativamente em espaços de debates com foco na solução das demandas dos setores de logística e infraestrutura, nos seus diversos vetores temáticos.

“Trabalhamos de maneira estratégica, integrada à FRENLOGI, para conceber e promover soluções que reduzam a burocracia no setor, impulsionem a competitividade dos diversos meios de transporte e aliviem a sobrecarga na infraestrutura”, enfatizou. “Ao IBL cabe, a partir da perspectiva política direcionada pela FRENLOGI, o papel de fomentar ações legislativas, acompanhar programas do poder executivo e promover encontros que fomentem a integração dos diversos atores, que juntem as diversas ‘pontas’ dos processos e forneçam informações atualizadas, com base em dados técnicos, sempre buscando a maior eficácia do logística brasileira. ” concluiu Molitzas.

Para a Diretoria Executiva, o Conselho buscou um profissional também experiente, Augusto Wagner, com larga experiência na gestão pública (foi, entre outros postos, Secretário Executivo do Ministério da Integração Nacional e da Secretaria Especial de Portos) e privada (atuou como diretor do Grupo Libra e do Sepetiba Tecon). O economista Augusto Wagner entende que a premissa de atuação do IBL é, a partir das diretrizes e metas da FRENLOGI, identificar oportunidades de melhoria por meio de pesquisas guiadas pelas necessidades do setor privado, priorizando o diálogo com todas as esferas do governo e a sociedade civil organizada.

“A FRENLOGI nos dá as diretrizes políticas e o plano estratégico nos apresenta os caminhos. Cabe ao novo IBL, e sua equipe, uma atuação próxima, participativa e eficiente, comprometida com os melhores princípios de governança e sustentabilidade socioambiental. Só assim representaremos o compromisso com a modernidade responsável e com os melhores anseios de nossos associados”, finalizou Wagner.

Fonte: Assessoria de Comunicação IBL

Back to top