Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Fazenda e MPor se comprometem com a continuidade do Reporto

Reunião dos ministros de Portos e Aeroportos (MPor), Silvio Costa Filho, e da Fazenda, Fernando Haddad – Foto: Eduardo Oliveira/MPor

Nesta terça-feira (7), os ministros de Portos e Aeroportos (MPor), Silvio Costa Filho, e da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniram para discutir temas cruciais para o crescimento portuário do Brasil. Durante o encontro foi celebrado mais uma conquista importante para a economia produtiva do setor: a prorrogação do Reporto.

Silvio Costa Filho destacou o comprometimento do Governo Federal com o crescimento da economia brasileira, ressaltando que “há uma perspectiva de investimentos nos próximos anos na ordem de R$ 50 bilhões de reais”.

Fernando Haddad enfatizou que a reforma tributária aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado inclui o Reporto. “Quem investe não deve pagar imposto, pois está gerando empregos”. Haddad reforçou a importância da desoneração para aumentar a produtividade da economia brasileira, facilitando o comércio exterior tanto para exportação quanto para importação. “Isso representa a consolidação da economia brasileira e a confiança do mercado externo no potencial do Brasil”, concluiu Haddad.

O Reporto desonera os impostos de importação de máquinas, equipamentos, peças de reposição e outros bens essenciais para o crescimento econômico brasileiro, criando mais empregos e aumentando a renda.

Impulso para a economia

O MPor está em constante diálogo com o Ministério da Fazenda para modernizar e expandir a estrutura portuária, especialmente o Reporto, que suspende o pagamento de impostos de importação e sobre produtos industrializados na importação de máquinas, equipamentos, peças de reposição e outros bens.

É importante destacar o papel do Governo Federal como agente indutor do desenvolvimento do setor portuário, que cresceu 4,4% nos primeiros cinco meses do ano, alcançando um volume total de 495,8 milhões de toneladas de cargas movimentadas pelos portos brasileiros, em comparação com o mesmo período de 2022.

Fonte: Assessoria Especial de Comunicação Social – Ministério de Portos e Aeroportos

Back to top