Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Energia solar: usinas fotovoltaicas no Nordeste batem dois recordes no mesmo dia

Recordes foram registrados com poucos minutos de diferença. Apenas em outubro, a marca mais alta de geração de energia foi superada três vezes.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a produção de energia solar fotovoltaica na região Nordeste bateu dois recordes seguidos nesta quarta-feira (27).

O primeiro pico foi verificado às 13h19min com geração de 2.649 MW. Menos de uma hora depois, às 13h58, foi verificada a produção de 2.675 MW, um aumento de 2% em relação ao índice alcançado mais cedo, e o suficiente para abastecer 21,3% da região naquele momento.

Esses são o segundo e terceiro recordes do mês. Ainda segundo o ONS, a expectativa é de que a energia solar represente 2,6% da matriz elétrica brasileira até o fim de 2021. Atualmente, ela representa 2,2%.

Sobre o ONS
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo planejamento da operação dos sistemas isolados do país, sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A Frenlogi defende investimentos públicos no setor e a desburocratização para usuários que pretendam adotar esse tipo de equipamento em suas propriedades. O Brasil possui uma posição privilegiada no planeta, sendo atingido durante quase o ano inteiro por uma boa incidência de raios solares. As principais economias do mundo já têm tomado medidas que diversifiquem suas matrizes energéticas – com grande foco nas fontes renováveis e limpas.

A Frente trabalha para que cada vez mais consumidores residenciais e empresariais consigam adotar essa forma de geração de energia, e atua ao lado do Governo Federal para resolver essa questão rapidamente.


Fonte: CNN Brasil Business

Back to top