Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Governo Federal anuncia vacinação contra covid-19 de trabalhadores portuários e do transporte aéreo

Em reuniões virtuais, secretários-executivos do ministério da Infraestrutura e da Saúde fizeram o anúncio a representantes das duas categorias.

O Governo Federal anunciou nesta terça-feira (25) que cerca de 200 mil trabalhadores portuários e do transporte aéreo começarão a ser imunizados contra a covid-19 nos próximos dias. Em reuniões virtuais, os secretários-executivos do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, e do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, detalharam o planejamento a representantes das duas categorias.

As vacinas começaram a ser distribuídas às unidades da Federação na madrugada desta quarta-feira (26) e serão aplicadas de acordo com a logística que vem sendo implantada por cada estado e município. A primeira etapa vai atender 100% dos trabalhadores portuários e 78% de pessoas ligadas ao transporte aéreo.

Cabe ao Governo Federal – dentro do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) – adquirir as vacinas, definir quem faz parte dos grupos prioritários e enviar os imunizantes às unidades da Federação. Após isso, estados e municípios farão a vacinação.

“Esperamos que dentro de 48 horas as secretarias estaduais e municipais já possam vacinar esses trabalhadores de duas categorias muito importantes para a economia do país”, destacou o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

De acordo com o Ministério da Saúde, os dois grupos receberão doses extras de vacinas da AstraZeneca/Oxford, produzidas pela Fiocruz, que não alteram o plano de imunização do restante da população. Os imunizantes vão contar com um carimbo especificando a destinação a portuários e trabalhadores do setor de aviação civil.

“Optamos por antecipar a vacinação desses trabalhadores para contribuir o mais rápido possível com a queda da demanda hospitalar para tirar o país dessa pandemia”, avaliou o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz.

Os portuários que serão imunizados nesse primeiro momento são funcionários das autoridades portuárias, funcionários de operadores (arrendatário ou autorizatário) e trabalhadores avulsos. Já no setor de aviação, os funcionários de aeroportos, de companhias aéreas e de empresas prestadoras de serviços receberão a vacina.

A imunização dos profissionais portuários e aeroportuários contra a covid-19 é essencial para o Brasil. O país precisa urgentemente acelerar a vacinação para conter a pandemia – em especial nesse momento em que são registrados os primeiros casos de infecção pela nova cepa indiana em território nacional.

Em entrevista ao portal Uol, o médico e neurocientista Miguel Nicolelis afirmou que a variante B.1.617, descoberta na Índia, tem o poder de causar uma 3ª onda da doença no país caso não haja um forte controle por parte das autoridades brasileiras.

Aeroportos e terminais portuários são as principais portas de entrada do Brasil para passageiros, bens e produtos industrializados. A Frenlogi apoia a decisão do Governo Federal de imunizar com prioridade os profissionais que atuam nessas áreas. É essencial uma união de esforços nas esferas federal, estaduais e municipais para conter a pandemia e evitar novos colapsos sanitários e econômicos. Para isso, a Frente atua no Parlamento brasileiro e junto à sociedade civil organizada para propor soluções e ações que protejam a economia e, acima de tudo, que possam salvar vidas.

Fonte: Ministério da Infraestrutura

Back to top