Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Conheça nossos mantenedores: ABTP

Nascida em 5 de abril de 1989 e constituída inicialmente por 38 empresas titulares de terminais privativos, a Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) completa 35 anos de dedicação à promoção do desenvolvimento tecnológico das operações de carga e descarga e de defesa pela pluralidade de instalações portuárias brasileiras.

Hoje, a ABTP é a maior entidade representante do setor portuário nacional, reunindo 81 empresas associadas, responsáveis por mais de 230 terminais portuários, entre arrendados e terminais de uso privado (TUPs). Sediada em Brasília, a associação atua direta e indiretamente em 22 estados do país.

Como maior conquista, a ABTP foi uma das associações responsáveis pelo diálogo junto ao Poder Executivo e ao Congresso Nacional para sancionar, em fevereiro de 1993, a Lei de Modernização dos Portos, instaurando um novo modelo legal para a atividade portuária, mais receptivo à iniciativa privada.

Além de representar os terminais privados, desde 1997, a ABTP também representa os terminais de uso público que transferiram suas operações para a iniciativa privada através de arrendamento.

Presidida por Jesualdo Conceição, que também é o vice-presidente do IBL, a entidade também é mantenedora do Instituto, contribuindo para o fomento técnico junto às Casas Legislativas e apoiando o Executivo nos diversos projetos de modernização e desenvolvimento da Logística Portuária do Brasil.

Conheça mais sobre a ABTP no site http://abtp.org.br/.

Back to top