Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

ANTAQ e USACE unem esforços para impulsionar hidrovias brasileiras

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e o Corpo de Engenheiros do Exército Americano (USACE) uniram forças em uma reunião realizada na última sexta-feira (5) para detalhar um abrangente plano de trabalho voltado para o desenvolvimento das hidrovias brasileiras. Esse encontro marca mais um passo significativo na parceria estabelecida por meio de um Acordo de Cooperação Técnica assinado no final do ano anterior.

Dentro do plano delineado, uma série de iniciativas está prevista para serem realizadas ao longo do ano. Destacam-se visitas técnicas e treinamentos que abordarão temas cruciais para a eficiência dos serviços oferecidos nas hidrovias.

Um dos pontos centrais desse plano é o auxílio da USACE na análise dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) das hidrovias do Tocantins e do Paraguai. Essas duas vias fluviais foram identificadas como prioritárias pelo Plano Geral de Outorgas Hidroviárias, elaborado pela ANTAQ e aprovado pelo Ministério de Portos e Aeroportos no ano passado.

A colaboração da USACE neste processo é crucial não apenas para acelerar a análise, mas também para aproveitar a experiência estrangeira em projetos dessa natureza. Eduardo Nery, diretor-geral da ANTAQ, expressou confiança nos passos que serão dados com a implementação desse plano de trabalho, destacando sua importância para o desenvolvimento das hidrovias brasileiras.

Os representantes da USACE também enfatizaram a relevância dessa parceria, elogiando a competência técnica encontrada na equipe da ANTAQ.

Um aspecto significativo a ser ressaltado é o reconhecimento internacional recebido pelo estudo da hidrovia do Madeira, que obteve um selo ambiental da Associação Mundial para a Infraestrutura de Transportes Aquaviários (PIANC). As soluções apresentadas no projeto para o manejo ambiental foram consideradas pioneiras pela associação, demonstrando o potencial e o compromisso do Brasil com o desenvolvimento sustentável de suas hidrovias.

(Com informações da Agência Nacional de Transportes Aquaviários)

Back to top