Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Projeto que cria o Dia Nacional da Logística Humanitária é aprovado no Senado

Texto do Senador Wellington Fagundes (E) estimulará a participação da sociedade no trabalho de socorro humanitário. Senador Flávio Arns (D) relatou o projeto

A Comissão de Educação do Senado Federal aprovou na manhã desta quinta-feira (12) o Projeto de Lei 3.941/2021, que institui o Dia Nacional da Logística Humanitária. O texto foi proposto pelo Senador Wellington Fagundes (PL-MT), presidente da Frenlogi, e tem o intuito de valorizar o voluntariado brasileiro, reforçar sua importância no atendimento e socorro às vítimas de desastres e estimular a participação da sociedade.

O texto foi relatado pelo Senador Flávio Arns (Podemos-PR), integrante da Frenlogi, e foi aprovado em caráter terminativo. O projeto segue agora para a Câmara dos Deputados.

Vital para o país
Fagundes reforçou durante debate no Senado Federal que a logística humanitária tem sido cada dia mais importante para proteger e socorrer vítimas de desastres naturais no Brasil. Além das fortes chuvas e enchentes que atingiram Minas Gerais, Bahia, São Paulo e a cidade de Petrópolis em 2021, essa modalidade logística ajudou a distribuir vacinas contra a covid-19 e salvou milhões de vidas durante o conflito entre Rússia e Ucrânia.

A Frenlogi fomenta o debate sobre a logística humanitária no Congresso Nacional desde 2020, quando o mundo se mobilizou para adquirir, distribuir e utilizar itens de saúde para conter a pandemia de covid-19. Durante o 1º Encontro Intersetorial de Voluntariado IBL Social, no dia 27 de agosto de 2021, Wellington Fagundes participou do lançamento do Guia de Logística Humanitária – publicação produzida pelo Instituto Brasil Logística, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e com o grupo LS Educacional de Brasília.

O guia traz informações e orientações sobre a forma de levar insumos, alimentos, remédios e profissionais socorristas a locais em que ocorreram desastres naturais e provocados pelo homem.

Projeto no Senado
O texto de Wellington Fagundes defende que a data seja comemorada anualmente no dia 1º de setembro. As ações propostas no projeto de lei incluem a realização de campanhas e atividades que estimulem a participação da sociedade, do poder público e privado na criação de mecanismos de prevenção, controle e resolução de demandas relacionadas a Logística Humanitária – em especial, no socorro às vítimas de desastres naturais (queimadas, furacões, secas, inundações, entre outros) ou por danos provocados pelo homem.

“A logística humanitária ajuda a salvar vidas, reduz os efeitos de desastres e alivia o sofrimento de seres humanos e animais. A adoção de um calendário nacional que dê visibilidade e apoio ao tema é uma medida necessária para preparar profissionais, conscientizar a população e proteger o planeta”, defende o senador Wellington Fagundes.


Texto: Rafael Oliveira, analista de comunicação do IBL e da Frenlogi.

Back to top