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Portos brasileiros movimentam 276,6 milhões de toneladas no 1º trimestre de 2022

Porto de Santos registrou 29,8 mi de toneladas, crescimento de 9,07%; portos públicos são destaque com movimento de 96,5 mi

O setor portuário movimentou 276,6 milhões de toneladas no primeiro trimestre de 2022. Os dados são do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional do Transporte Aquaviário (Antaq), que compila as principais informações sobre transporte portuário brasileiro. O destaque fica para os portos públicos, que movimentaram 96,5 milhões de toneladas nos primeiros três meses do ano e teve um crescimento de 2,14% em comparação com o mesmo período de 2021.

O Porto de Santos (SP) movimentou 29,8 milhões de toneladas de janeiro a março deste ano (crescimento de 9,07%). Os outros destaques foram o Porto de Paranaguá (PR) – com 12,6 milhões de toneladas (+ 8,30%) – e o Porto do Itaqui (MA), que movimentou 6,2 milhões de toneladas (+ 4,86%).

Outro destaque entre os portos públicos foi o de Vila do Conde (PA), que movimentou 4,5 milhões de toneladas, aumento de 12,32% em relação ao 1º trimestre do ano passado. Entre as instalações privadas, o Terminal Aquaviário de Madre de Deus (BA) foi o destaque: registrou um crescimento de 15,96%, com uma movimentação total de 4,8 mi de toneladas.

Petróleo, fertilizante e soja em alta
A movimentação de soja cresceu 6,30% no primeiro trimestre em comparação com igual período de 2021 (31,6 milhões de toneladas), enquanto o petróleo e derivados (sem óleo bruto) tiveram alta de 3,94% – 20,5 milhões de toneladas. O grande salto foi na movimentação dos fertilizantes, que tiveram aumento de 28,35% (9,5 milhões de toneladas).

Levando-se em conta o perfil de carga, os números mostram que houve um crescimento robusto na movimentação de carga geral solta no primeiro trimestre do ano. Foram movimentados 17,5 milhões de toneladas, aumento de 22,89%.

O Instituto Brasil Logística defende o fortalecimento e modernização da infraestrutura portuária para desenvolver a economia do Brasil. O presidente da Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop) e conselheiro do IBL, Sérgio Aquino, acredita que o resultado positivo das movimentações de cargas no 1º trimestre do ano reflete o trabalho, o empenho e a boa capacidade dos profissionais e empresas transportadoras brasileiras.

“As empresas privadas que realizam as operações portuárias – em áreas arrendadas, autorizadas ou de uso público – têm garantido a competitividade do Brasil no comércio mundial e também nas reduções de custos logísticos internos. Empresas de operações portuárias dentro e fora dos portos organizados, juntamente com todos os que trabalham no setor portuário, mantiveram-se ativos inclusive em plena pandemia. Esses números comprovam que a atuação conjunta de empresas privadas dentro e fora dos portos organizados garantem a eficiência logística e competitividade do país no comércio mundial”, analisou o executivo.


Fonte: Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq)

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