Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

5G: Senadores cobram respeito aos prazos de implantação em audiência com ministro Fabio Faria

Ministro das Comunicações disse que 85% das escolas públicas estarão conectadas com internet 5G até 2028; senadores querem garantia do cumprimento de prazos.

A Comissão de Infraestrutura do Senado Federal ouviu nesta terça-feira (23) o Ministro das Comunicações, Fábio Faria, sobre a implantação da internet 5G no Brasil. A audiência foi conduzida pelo presidente da comissão, senador Dário Berger, que é integrante da Frenlogi.

O leilão do 5G ocorreu nos dias 4 e 5 de novembro na sede da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Brasília. O Governo Federal afirmou que o certame garantiu R$ 3,1 bilhões para investimentos em projetos de conectividade nas escolas da educação básica brasileira.

Segundo Fabio Faria, 15% das faixas à disposição não foram arrematadas no evento do início do mês e, por isso, serão novamente leiloadas dentro de um ano. O dinheiro que será arrecadado com o leilão e com as eventuais multas sobre o desrespeito a exigências também será direcionado para o ensino.

O ministro das Comunicações acredita que todas as capitais brasileiras terão 5G até julho de 2022; já as escolas públicas, 85% delas terão acesso à nova internet até 2028. Em audiência, o senador Dário Berger disse que as metas são ousadas e é preciso cobrar que elas sejam, de fato, cumpridas.

“Eu quero perguntar assim com toda sinceridade, qual a garantia que nós temos que isso vai ser implementado nesse tempo tal qual estabelecido pelo edital? Eu tenho minhas dúvidas, eu fico muito satisfeito com o cronograma, feliz, acho que é até em um curto espaço de tempo, estamos diante de um cenário brilhante, inovador e com uma expectativa superior àquela que nós temos de entregar o produto, entendeu?”, questionou o parlamentar.

Segundo Fábio Faria, a empresa que não cumprir as exigências no prazo irá perder a concessão da faixa. Há também garantias financeiras previstas em contrato, que funcionam como uma espécie de caução: caso a contrapartida não seja realizada pela iniciativa privada, o governo poderá usar esse recurso para fazer a implementação.

O ministro ressaltou os benefícios do 5G para o agronegócio. Faria ponderou que o setor é o que possui menor cobertura digital atualmente, mas saltará de 23 para 100% com a implementação da nova rede de internet rápida.

Outros senadores presentes na audiência citaram os possíveis avanços econômicos com a plena operação do 5G em território brasileiro. O parlamentar fluminense Flávio Bolsonaro lembrou que a nova tecnologia também será fundamental para alavancar o turismo no país, já que existe dificuldade de conexão mesmo em destinos disputados. Outra contrapartida lembrada por Flávio Bolsonaro é a obrigatoriedade das empresas vencedoras de instalar internet rápida nas rodovias federais, conectando 32 mil quilômetros de estradas pelo Brasil.

Já o senador mato-grossense Jayme Campos cobrou que municípios brasileiros criem legislações locais para liberar a instalação das antenas de 5G. Campos afirmou que a exigência só foi cumprida por apenas 7 cidades até o momento.

A Frenlogi exercerá vigilância constante para que os prazos de implementação da internet 5G sejam cumpridos o mais rápido possível. A nova tecnologia permitirá um enorme avanço na conectividade de indústrias, agroprodutores, prestadores de serviços, transportadores, educadores e do consumidor brasileiro em geral.

O 5G já é uma realidade nas economias mais avançadas e desenvolvidas do mundo. O Brasil precisa dessa tecnologia o quanto antes para que a economia nacional dê um salto de produtividade nos mais diversos setores. Para crescer amanhã, tem que investir hoje.


Fonte: Rádio Senado

Back to top