Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Junção de Valec e EPL pode ocorrer em 18 meses; Infraero fica à espera

Ambas vinculadas ao Ministério da Infraestrutura, as estatais Valec e EPL (Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A e Empresa de Planejamento e Logística S.A, respectivamente) podem se juntar em 18 meses. Dessa forma está propondo o Movimento Brasil Competitivo (MBC).  Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) pode integrar a nova empresa no futuro. 

A nova empresa, provisoriamente denominada de Infraestrutura de Transporte S/A (Infra S/A), teria, segundo a proposta, menor dependência de recursos públicos. A informação é da Agência Infra.

O Movimento Brasil Competitivo (MBC), formulador da proposta, está, segundo a Agência Infra, em processo para firmar um acordo de cooperação com o ministério para, em apoio à ação governamental, estruturar a junção das duas estatais. O MBC trabalharia junto ao ministério em parceria com a Accenture do Brasil, segundo a matéria da Agência Infra.

De acordo com o que se define o MBC, o movimento busca “a mudança do Estado brasileiro transmitindo conhecimento e conceitos inovadores, realizando coalizões público-privadas, formando parcerias e redes”.

Por sua vez a Accenture se coloca como “uma empresa multinacional de consultoria de gestão, tecnologia da informação e outsourcing”. O termo outsourcing significa concessão para terceiros especializados de determinadas atividades da empresa, com o objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade”.

Direcionamento

Ainda conforme o texto da Agência Infra, a proposta direciona a empresa para a área de estruturação de projeto. Informa, ainda, que o Brasil está no “momento da transição entre o modelo focado em construtoras e financiamento público subsidiado, para o modelo correspondente àquele que ocorre em países desenvolvidos {abertos a mais players privados}.

Enfim, aponta que será necessário reduzir a percepção de risco de outros tipos de investidores com estudos de qualidade. Afinal, esse seria o foco da nova companhia surgida da junção da Valec e da EPL.

Matéria completa pode ser acessada no link abaixo:

https://www.agenciainfra.com/blog/proposta-preve-juncao-de-valec-e-epl-em-18-meses-com-possibilidade-de-incluir-infraero-no-futuro/

Back to top