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Rodovias públicas do Brasil pioram de qualidade devido à falta de investimentos, revela pesquisa da CNT

Nova Pesquisa CNT de Rodovias avaliou 109.103 km e encontrou problemas em mais da metade (61,8%) da extensão.

Um levantamento realizado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) revelou que 61,8% da malha rodoviária brasileira está em estado Regular, Ruim ou Péssima. Desse percentual, 91% são de rodovias públicas. Não por acaso, 2021 foi o ano em que o país registrou o mais baixo investimento do Governo Federal em infraestrutura de transportes nas últimas duas décadas.

Cerca de 109.103 quilômetros de rodovias pavimentadas federais e estaduais foram avaliados. Os resultados fazem parte da 24ª edição da Pesquisa CNT de Rodovias, divulgada pela Confederação Nacional do Transporte e pelo SEST SENAT nesta quinta-feira (2).

O presidente da CNT, Vander Costa, analisou o levantamento. “Os resultados da pesquisa mostram um cenário de preocupante queda da qualidade das rodovias brasileiras, questão que precisa ser enfrentada com grande rapidez e assertividade. A forte retomada de investimentos é urgente e necessária para prover ao país uma malha rodoviária mais moderna e eficiente, condição indispensável para a promoção do desenvolvimento. E, nesse sentido, a análise técnica da CNT nesta Pesquisa é um importante instrumento para fomentar as melhores soluções”, ressalta o presidente.

O Estado Geral das rodovias avalia três características: Pavimento (condições da estrada), Sinalização (placas e alertas) e Geometria da Via (curvas). Tais aspectos recebem classificações que vão desde Ótimo e Bom a Regular, Ruim e Péssimo. Todas as cinco regiões do Brasil foram percorridas por 21 equipes de pesquisadores nesta edição. Os estudos foram conduzidos durante 30 dias (de 28 de junho a 27 de julho). O resultado passa a integrar a maior série histórica de informações rodoviárias do país coletada pela CNT desde 1995.

Nesta avaliação, o trecho classificado como Ótimo e Bom caiu de 32,5%, em 2019, para 28,2%, em 2021. Por outro lado, a extensão avaliada como Regular, Ruim e Péssima aumentou de 67,5% (em 2019) para 71,8% (em 2021). Em outras palavras, são mais 2.773 km de rodovias que estão em condições insatisfatórias de circulação.

A condição de sinalização é outro agravante. Nesse quesito, os problemas nas rodovias públicas aumentaram 12,1 pontos percentuais nos últimos dois anos: passaram de 56,4% para 68,5%.

A avaliação da CNT é de que as rodovias federais públicas apresentam queda de qualidade. A Confederação acredita que a efetividade do Programa BR-Legal (que concentrou investimentos bem-sucedidos do Governo Federal na recuperação das rodovias) parece ter chegado ao fim. Cerca de 64,7% das estradas administradas pela União apresentaram problemas de qualidade na Sinalização em 2021. Esse é praticamente o mesmo nível verificado em 2014 (63,1%), época inicial do programa.

Rodovias concedidas
Entre 2019 e 2021, a qualidade das rodovias pavimentadas sob concessão da iniciativa privada se mantiveram praticamente estáveis. A avaliação do trecho aferido como Ótimo e Bom foi de 74,2% este ano. Dois anos atrás, esse percentual tinha sido de 74,7%. O mesmo se deu com essa composição da extensão de rodovia identificada como Regular, Ruim e Péssimo. Em 2019, isso representava 25,3% da malha pesquisada e, em 2021, fechou em 25,8%.

Estradas de má qualidade prejudicam a mecânica dos veículos, causam acidentes, aumentam o prazo de entrega e encarecem o frete. A Frenlogi e o Instituto Brasil Logística acreditam que investir em boas infraestruturas de transporte é essencial para reduzir custos, incentivar a economia e baratear o preço final de praticamente todos os bens e serviços consumidos no Brasil.

A dura situação fiscal do país impede o investimento de grandes recursos em obras nas rodovias brasileiras. Entretanto, cabe ao Poder Público encontrar soluções para resolver essa situação. A Frenlogi atua no Congresso Nacional para destinar mais recursos públicos ao setor de transporte, e trabalha fortemente para acelerar o desenvolvimento econômico do Brasil.


Fonte: Confederação Nacional do Transporte

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