Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Dia Internacional da Aviação: IBL parabeniza profissionais e aponta desafios para renovar setor

Setor aéreo foi essencial na distribuição de insumos e vacinas contra covid-19 em 2020 e 21.

Desenvolver a aviação civil brasileira é fundamental para acelerar a retomada econômica e fortalecer a eficiência logística do país. O Dia Internacional da Aviação Civil é celebrado anualmente no dia 7 de dezembro, e a Frenlogi – juntamente com o Instituto Brasil Logística – destacaram a importância do setor nos últimos anos.

Segundo um estudo realizado pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), a aviação civil do Brasil foi responsável por 800 mil empregos diretos e indiretos em 2019, além de contribuir com US$ 18 bilhões ao Produto Interno Bruto (PIB) do país. Os números mundiais são ainda mais expressivos: ao todo, cerca de 65,5 milhões de pessoas trabalham no setor, e sua atividade econômica gera US$ 2,7 trilhões anualmente.

Porém, os anos de 2020 e 2021 trouxeram enormes desafios ao setor aéreo internacional. A pandemia de covid-19 forçou o cancelamento de centenas de voos, restringiu a capacidade máxima das aeronaves e aumentou custos para voar – a exemplo do combustível de aviação.

Apenas entre janeiro e outubro de 2021, o preço do querosene de aviação cresceu 47,7%, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear). A forte alta do dólar e o encarecimento do barril de petróleo contribuíram para essa inflação.

Por outro lado, a velocidade de transporte da aviação civil ajudou a salvar milhares de vidas durante a pandemia. Apenas nesse ano, cerca de 280 milhões de doses de vacina contra a covid-19 foram transportadas e distribuídas gratuitamente em todos os cantos do Brasil. Insumos hospitalares e profissionais da saúde também foram transportados sem custos, de acordo com a Abear.

O Senador Antonio Anastasia, vice-presidente da Câmara Aeroportuária da Frenlogi, parabenizou todos os profissionais da aviação civil pela sua atuação, e reforçou o próprio compromisso de trabalhar para desenvolver o setor aeroportuário.

“Como senador, ouço com atenção todas as demandas da aviação civil do país. Vou continuar dialogando e trabalhando muito para garantir a melhoria desse setor, que não só emprega milhares de famílias, mas que é essencial para garantir mais desenvolvimento e oportunidades para o Brasil”, pontuou o parlamentar.

O avanço da vacinação e a retomada das atividades econômicas ajudaram a reerguer a aviação brasileira. A expectativa é de que o ano de 2021 encerre com o equivalente a 85% da malha aérea pré-pandemia.

A Frenlogi e o seu braço técnico, o Instituto Brasil Logística, participam ativamente no Congresso Nacional para desenvolver cada vez mais a logística do país, e a aviação civil é fundamental nesse processo. O ano de 2021 foi desafiador, e o Brasil está preparado para superar os próximos desafios em 2022.

Fonte: Rafael Oliveira, analista de comunicação e consultor legislativo da Frenlogi e do IBL.

Back to top