Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Ricardo Molitzas, do SOPESP, assume presidência do Instituto Brasil Logística

Jesualdo Silva, da ABTP, compôs chapa como vice-presidente e mandato vai até outubro de 2025

Por unanimidade, o diretor-executivo do Sindicado dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo – SOPESP, Ricardo Molitzas, foi eleito o novo presidente do Instituto Brasil Logística, juntamente com Jesuldo Silva, da Associação Brasileira de Terminais Portuários – ABTP, na vice-presidência.

O IBL realiza, desde 2019, a sustentação técnica da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura – Frenlogi, que lançou sua atuação para o Quadriênio 2023 -2027, sendo a segunda maior Frente Parlamentar em atividade no Congresso Nacional.

A posse ocorreu na tarde desta quarta-feira (24/05), após almoço realizado no Bloco Vanguarda, no Senado Federal, em Brasília, e reuniu lideranças parlamentares, vice-presidentes das Câmaras Temáticas da Frenlogi e membros do Conselho Gestor do IBL, formado por nove entidades que representam o setor portuário, de transporte rodoviário de cargas, do agronegócio, da mobilidade urbana e da Praticagem do Brasil.

O presidente empossado, Molitzas, ressaltou a satisfação em assumir a presidência do Instituto, com aval de todo o Conselho Gestor: ” é uma honra ter sido recebido pelo presidente da Frenlogi, Senador Wellington no Almoço Frenlogi para tomar posse, junto ao parceiro Jesualdo Silva. Temos um grande desafio pela frente. O Brasil precisa de mais investimentos em infraestrutura e logística e temos o dever de fazer avanças pautas fundamentais, como sustentação técnica da Frenlogi, ” concluiu.

Para o vice-presidente, Jesualdo, o objetivo principal da Frenlogi é um olhar progressivo para a logística e infraestrutura brasileira. “A ABTP defende que as ações de infraestrutura sejam de estado e não de governo para garantir o desenvolvimento e competitividade no país. O IBL, que ora assumo a vice-presidência, se empenhará em dar sustentação técnica à Frenlogi para atingirmos tal objetivo,” destacou Silva.

Nova diretoria para Biênio 2023 – 2025

Ricardo Molitizas é formado em Direito, com MBA em Logística Empresarial pela FGV e mais de 40 anos de experiência desenvolvida em grandes empresas, na gestão das principais áreas e projetos que envolvem o setor portuário como Operações, logística, melhoria de processos e atualização tecnológica. Além de exercer a diretoria executiva do SOPESP, é diretor de Assuntos Legislativos da recém-criada ABDPM – Academia Brasileira de Direito Portuário e Marítimo, diretor da ACS – Associação Comercial de Santos e presidente do Conselho do Santos Export.

Com mais 30 anos de experiência profissional, Jesualdo Silva é diretor-presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) e Conselheiro de Administração da Companhia Docas do Rio de Janeiro. Silva é formado em Administração de Empresas e tem MBA em Gestão Orçamentária e Financeira do setor público pela Associação Ensino Unificado do Distrito Federal (AUEDF) e especialização em governança de TI pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/DF). Além da vice-presidência do IBL, é membro da Aliança para Infraestrutura, membro convidado do Comitê de Direito Portuário e Marítimo da OAB-DF e presidente do Conselho Sul Export.

Ricardo Molitzas assume a presidência após gestão de Roberto Zitelmann de Oliva, empresário do setor portuário e presidente da ABTP, que assumiu em dezembro de 2021.

Para Roberto Oliva, foi um período de importantes realizações: “fizemos a revisão do Estatuto Social do IBL, que garantiu maior governança para atração de novas entidades mantenedoras, estruturamos o Planejamento Estratégico e Operacional do Instituto e acredito que entregamos mudanças importantes para que a Frenlogi amplie sua tão relevante atuação.”

Tiago Lima, que já foi presidente, vice-presidente e é um dos fundadores do Instituto Brasil Logística, segue como diretor executivo.

8 anos de Instituto Brasil Logística

Idealizado em 2015, o IBL tem como objetivo promover sinergia entre os diferentes modais de transporte possíveis no país, trabalhando sempre em conjunto com a sociedade civil. Fundado por especialistas e técnicos dos diferentes setores de atuação da logística, é uma entidade privada, sem fins lucrativos e tem como principal atuação, subsidiar de projetos, estudos e informações técnicas, a Frente Parlamentar Mista de Infraestrutura e Logística, no Senado e na Câmara.

O Instituto Brasil Logística deseja sucesso ao novo presidente e vice e reforça seu compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento da infraestrutura, da multimodalidade logística e da economia brasileira.

Back to top