Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Pesquisa nacional indica alta satisfação com aeroportos brasileiros

A Pesquisa Nacional de Satisfação do Passageiro e Desempenho Aeroportuário, divulgada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos, revelou uma elevada satisfação dos viajantes com os aeroportos brasileiros. Realizado no 4º trimestre de 2023, o levantamento ouviu mais de 25 mil passageiros nos 20 principais terminais do país, resultando em uma avaliação positiva de 92%.

Com uma nota geral de 4,36 atribuída pelos entrevistados, os aeroportos conquistaram uma pontuação significativa na pesquisa. No entanto, o estudo também apontou áreas que demandam melhorias. Entre elas, a disponibilidade de tomadas foi o ponto mais crítico, recebendo uma nota de 3,74, evidenciando a necessidade de investimentos nessa infraestrutura tão vital para os passageiros que utilizam dispositivos eletrônicos durante suas esperas.

Outro aspecto a ser considerado são os problemas relacionados ao estacionamento, que também ficaram abaixo da média, com uma pontuação de 3,90. Essas áreas identificadas como pontos de atenção servem como indicadores importantes para direcionar os esforços das autoridades aeroportuárias na busca pela excelência nos serviços oferecidos.

Apesar dessas necessidades de aprimoramento, a pesquisa destacou diversos pontos fortes nos serviços prestados pelos aeroportos. O controle migratório (4,51) e o controle aduaneiro (4,48) foram bem avaliados pelos passageiros, seguidos de perto pela inspeção de segurança (4,44), processo de check-in (4,40) e aquisição da passagem (4,34).

A pesquisa não apenas avaliou os serviços de maneira geral, mas também considerou a classificação dos terminais de acordo com a quantidade de passageiros transportados por ano, dividindo-os em três categorias. Entre os aeroportos com maior movimentação, o de Vitória se destacou com a mais alta avaliação (4,72), seguido por Florianópolis (4,70), Maceió (4,63), Confins (4,56) e Curitiba (4,47). 

Já entre os terminais que movimentam mais de 10 milhões de passageiros anualmente, Brasília liderou com uma nota de 4,38, seguido por Campinas (4,32), e empatados, Santos Dumont e Guarulhos, ambos com 4,25.A pesquisa pode ser conferida clicando aqui ou acessando o portal do Ministério de Portos e Aeroportos.

Back to top