Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Movimento de cargas nas ferrovias de SC cresce 8,9% em 2024

O transporte de mercadorias por trem em Santa Catarina apresentou um crescimento significativo de 8,9% no primeiro semestre deste ano, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. De acordo com informações coletadas pela Gerência de Ferrovias da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), as duas empresas responsáveis pelo transporte ferroviário no estado movimentaram um total de 3,5 milhões de toneladas de carga.

Esse resultado demonstra um desempenho superior à média nacional, que registrou um aumento de 5,03% no mesmo período. O mês de abril se destacou como o período de maior movimentação, com o transporte de 628,9 mil toneladas de carga. O segundo trimestre apresentou um crescimento de 3,5% em relação ao primeiro trimestre, transportando 1,8 milhão de toneladas contra 1,7 milhão de toneladas, respectivamente.

As empresas Rumo Logística, responsável pela Malha Sul, e Ferrovia Tereza Cristina foram as principais responsáveis por esse resultado, transportando 2 milhões de toneladas e 1,5 milhão de toneladas, respectivamente. Os produtos mais transportados foram soja, com 1,6 milhão de toneladas, e carvão, com 1,2 milhão de toneladas.

A movimentação de cargas nos 763 quilômetros de ferrovias em operação no estado representa 1,4% do total movimentado em todo o país, que foi de 253,9 milhões de toneladas no período.

Com informações de: Portos e Navios
Imagem: CBFA

Back to top