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Investimentos, obras e muita tecnologia marcam os 90 anos do Porto de Paranaguá

O Porto de Paranaguá realizará, em 30 de abril, o leilão das áreas PAR14 e PAR15 na B3, em SP, atraindo mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos. Os arrendamentos visam ampliar e modernizar a movimentação de granéis sólidos

O Porto de Paranaguá celebra 90 anos de operações, considerado uma referência em produtividade, eficiência e inteligência logística. Esse desempenho é resultado de investimentos contínuos em tecnologia e infraestrutura, garantindo modernização e expansão.

Entre as principais iniciativas, destaca-se a construção do Moegão, a maior obra portuária em andamento no Brasil. Com um investimento superior a R$ 600 milhões e 30% das obras já concluídas, o projeto promete aumentar significativamente a produtividade portuária. Além disso, a nova moega reduzirá o número de cruzamentos ferroviários na cidade, de 16 para cinco, e fortalecerá a integração entre operadores e o cais. A entrega está prevista para o final de 2025.

A adequação do acesso ferroviário permitirá a descarga direta dos vagões nos funis subterrâneos, transportando a carga por correias até os elevadores de canecas e, posteriormente, às correias transportadoras aéreas interligadas aos terminais. Com essa nova estrutura, a capacidade de movimentação ferroviária será ampliada em 60%, passando de 550 para 900 vagões por dia, facilitando o escoamento de grãos para exportação.

Inovação e Tecnologia

A modernização do Porto de Paranaguá também envolve a implementação do sistema SAP S/4HANA, que otimiza a gestão interna e externa da empresa. Antes da adoção desse software, informações ficavam dispersas, dificultando a tomada de decisões em tempo real. Agora, todos os dados são integrados em uma única plataforma, garantindo mais agilidade e produtividade.

Outra inovação importante é a instalação do sistema Automatic Identification System – Aid to Navigation (AIS AtoN) em todas as 67 boias luminosas dos portos paranaenses. Esse sistema transmitirá, via satélite, informações essenciais sobre balizamento náutico, tornando Paranaguá o primeiro porto brasileiro a contar com essa tecnologia em todo o canal de navegação. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já autorizou o uso do sistema, que aguarda os trâmites finais para implementação.

Leilão das Áreas PAR14 e PAR15

Dando continuidade ao plano de expansão e modernização, o Porto de Paranaguá realizará, em 30 de abril, o leilão das áreas PAR14 e PAR15 na Bolsa de Valores do Brasil (B3), em São Paulo. Os espaços fazem parte da estrutura de movimentação de granéis sólidos e devem atrair mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos.

O PAR14, com uma área de 82.436 m², será concedido por 35 anos ao investidor que oferecer o maior valor de outorga. O projeto prevê a ampliação da movimentação de granéis sólidos vegetais de 170 mil para 323 mil toneladas. Entre as melhorias, destaca-se a interligação com o Moegão, que exigirá a instalação de duas linhas transportadoras com capacidade nominal de 2.000 toneladas/hora.

Já o PAR15, que possui 43.279 m² e o mesmo prazo de concessão, deverá modernizar o sistema de recepção rodoviária para atender, no mínimo, 2,2 milhões de toneladas anuais. O contrato prevê a instalação de novas balanças e tombadores, além da integração com o Moegão quando sua estrutura estiver concluída.

Esses arrendamentos fazem parte do processo de regularização e ampliação das áreas portuárias de Paranaguá. Desde 2019, a Portos do Paraná já leiloou cinco áreas e, após os certames do PAR14 e PAR15, restará apenas a conclusão do processo do PAR25, que aguarda aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU).

Expansão do Canal de Acesso

Outro projeto estratégico em andamento é a concessão do Canal de Acesso Aquaviário ao Porto de Paranaguá. A proposta já foi encaminhada ao TCU e, após aprovação, o Paraná será o primeiro estado a implantar esse modelo de gestão. A concessão prevê um investimento de R$ 1,07 bilhão para ampliação, manutenção e modernização do canal, permitindo a atracação de navios de maior porte e garantindo a competitividade do porto no cenário internacional.

Com essas iniciativas, o Porto de Paranaguá reforça sua posição como um dos mais modernos e eficientes da América Latina, garantindo crescimento sustentável e competitividade no comércio exterior.

Fonte: com informações da agência de notícias do Governo do Paraná.

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