Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Evento técnico Frenlogi-IBL-IE debateu a importância das hidrovias

Importância da hidrovias foi o tema de mais uma webinar patrocinada pela Frenlogi por meio de cooperação técnica com o Instituto de Engenharia de SP e o IBL, nesta quinta-feira, 23.

O palestrante foi o engenheiro José Wagner Ferreira, que discorreu sobre o impacto favorável à economia nas áreas onde existem intervenções hidroviárias. Ele mostrou, por meio de slides, exemplos internacionais sobre os benefícios econômicos produzidos pelas hidrovias. Especialmente na Europa e nos Estados Unidos.

Citando o engenheiro Figueiredo Ferraz, Wagner, entusiasta da ampliação das hidrovias no Brasil, resumiu seu pensamento. Para ele, “é importante distinguir que as ferrovias e rodovias são levadas a polos em desenvolvimento ao passo que as hidrovias criam os polos”.

De acordo com o palestrante, é necessário um grande plano de divulgação das hidrovias nos meios de comunicação. Wagner é coordenador da Divisão de Logística do Instituto de Engenharia,

Desenvolvimento regional

Segundo considera, as hidrovias são fortes impulsionadoras do desenvolvimento regional.

Além disso, lembra, há um apelo forte da hidrovia com o meio ambiente, por haver menos emissão de CO2 na atmosfera. Além disso, o que é fundamental para a redução dos custos das mercadorias, o transporte hidroviário tem menor custo.

Para o ex-deputado federal Edinho Bez, diretor de Relações Institucionais da Frenlogi, a questão das hidrovias envolve debate importante no campo da logística nacional, conforme pensa, fundamental para o desenvolvimento brasileiro.

De acordo com Bez, a promoção de debates sobre a logística, convidando especialistas nos diversos modais, tem o objetivo de contribuir para a formulação de propostas que contribuam para o país.

O dirigente da Frenlogi garante que a entidade junto com o IBL, e, mais, o Instituto de Engenharia, deverão promover novos debates sobre a logística nacional. Edinho avalia torce para que o conjunto dessas ações, ao lado de outras entidades e dos poderes da República, possa resultar num grande plano integrado de transportes para o país.  

Mais informações sobre debates Frenlogi-IBL, CLICAR AQUI.

Back to top