Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

IBL lidera comitiva em visita ao Ministério de Portos e Aeroportos

Na manhã desta segunda-feira, 9 de outubro, uma comitiva liderada pelo presidente do Instituto Brasil Logística (IBL), Ricardo Molitzas, acompanhado das entidades mantenedoras do IBL, visitou a Secretária de Portos e Transportes Aquaviários, Mariana Pescatori, no Ministério de Portos e Aeroportos para discutir demandas relacionadas ao setor de portos.

O presidente do IBL falou da importância do papel desempenhado pelo IBL no setor logístico e de infraestrutura de transportes, bem como o apoio técnico fornecido à Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi). Juntos, estão organizando seminários relacionados às câmaras temáticas que compõem a Frenlogi, com a colaboração de parlamentares, entusiastas e estudiosos.

“O IBL foi criado para prestar suporte à Frenlogi e reunir técnicos em um ecossistema voltado para viabilizar estudos que beneficiem todo o setor e a sociedade”, concluiu Molitzas.

Durante o encontro, a Secretária de Portos e Transportes Aquaviários mencionou temas importantes que foram discutidos, como a Reforma Tributária, a importância do apoio da comunidade portuária na melhoria das burocracias e o Reporto.

“O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, está trabalhando em conjunto com o Ministro da Fazenda, Haddad, para encaminhar providências que considerem compensações para a renúncia fiscal oriunda do Reporto, para 2024, estimada em R$ 455 milhões, abrangendo o setor aquaviário e ferroviário”, destacou. “Se conseguirmos avançar com o Projeto de Lei, precisaremos do aval do Ministério da Fazenda, conforme o PL 4885/2016, que está sob a relatoria do Deputado Federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), designado como relator do projeto de lei do Reporto na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara”, finalizou Pescatori.

A Secretária destacou a continuidade do diálogo sobre uma segunda possibilidade de obter recursos para a emenda parlamentar, que viabilize a prorrogação do Reporto.

Mariana se comprometeu a encaminhar ao Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, os pontos discutidos na reunião, com o compromisso de resposta e cooperação com o IBL e as entidades que compõem o Conselho Gestor.

Fonte: Assessoria de Comunicação IBL

Back to top