Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

IBL contribui para o avanço da mobilidade urbana no Seminário Frenlogi

Seminário Frenlogi -Mobilidade Urbana

A Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi) promoveu, nesta quinta-feira (31), no Senado Federal, o seminário da Câmara Temática de Mobilidade Urbana. O evento teve como foco o debate sobre o Marco Legal do Transporte Coletivo, além de temas como segurança jurídica, o papel dos movimentos sociais no fortalecimento da mobilidade urbana, a importância da infraestrutura para o Sistema Nacional de Mobilidade Urbana e as novas perspectivas de financiamento para o setor.

A abertura do evento foi conduzida pelo diretor de Relações Institucionais da Frenlogi, Edinho Bez, que saudou todos os presentes na mesa e destacou a importância do Seminário sobre o panorama da Mobilidade Urbana, que é um dos temas mais relevantes não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

O senador Mauro Carvalho Junior (UB-MT) chamou a atenção para o cenário de mobilidade urbana, afetando milhares de cidadãos, principalmente trabalhadores e estudantes, que dependem do transporte para locomoção em relação aos seus locais de trabalho e estudo. Ele apresentou soluções para amenizar problemas de infraestrutura e mobilidade urbana no Brasil.

“A falta de mobilidade urbana e a falta de investimentos têm um impacto direto na vida dos cidadãos. Em São Paulo, as pessoas passam 69% a mais de tempo no trânsito devido à falta de mobilidade urbana”, lembrou. “O Brasil tem um milhão e meio de estradas e ruas que precisam ser asfaltadas. Isso resulta na perda de produtividade e eficiência em termos de crescimento socioeconômico. Podemos superar essa situação com sistemas de frotas eficientes, como o BRT e VLT, sempre com foco na sustentabilidade”, sugeriu Carvalho.

O presidente-executivo da NTU, Francisco Cristovam, destacou a necessidade de um marco legal que sustente e fortaleça os contratos de concessão no contexto público-privado.

“O Brasil carece de um marco regulatório, e temos boas perspectivas, como vimos com a Lei nº 14.026/2020, que atualizou o marco legal do saneamento básico”, comparou.

A secretária Nacional do Conselho Nacional de Secretários de Transportes (CONSETRANS), Silviane Ienichaki, também ressaltou a importância de um marco regulatório para a mobilidade urbana e a criação de mais ciclovias para oferecer alternativas de mobilidade e preservação do meio ambiente.

“Estamos entusiasmados em discutir este tema importante, que envolve mobilidade urbana e sustentabilidade. Precisamos abordar ambos os temas juntos, pois meio ambiente e transporte público precisam de uma atenção especial, garantido a locomoção de todos os cidadãos e também a preservação do nosso meio ambiente”, enfatizou Ienichaki.

O presidente do Instituto Brasil Logística (IBL), Ricardo Molitzas, parabenizou o vice-presidente da Câmara Temática de Mobilidade Urbana, deputado Rubens Otoni (PT-GO), pela iniciativa e condução do Seminário. Ele destacou a importância da discussão sobre mobilidade urbana.

“A mobilidade urbana envolve muitos aspectos, incluindo infraestrutura, aplicação de investimentos em novas tecnologias, preservação do meio ambiente e qualidade de vida para a população brasileira”, disse. “Eventos como este proporcionam um debate rico e propõem soluções de médio e longo prazo para os desafios que envolvem a mobilidade urbana”, afirmou Molitzas.

Já Rubens Otoni destacou a relevância da Frenlogi na promoção da intermodalidade dos modais de transporte. Além disso, enfatizou que o Seminário de Mobilidade Urbana é uma reunião de trabalho que aborda os principais temas debatidos nos últimos anos no setor de transportes.

“Queremos avançar no debate sobre a mobilidade urbana, proporcionando uma discussão técnica que inclui a necessidade de um marco legal, segurança jurídica, movimentos sociais como instrumento de fortalecimento da mobilidade urbana, a questão da infraestrutura para uma política nacional de mobilidade urbana mais forte e perspectivas de investimento que visam melhorar a mobilidade urbana”, enfatizou Otoni.

Debate técnico

No Seminário Frenlogi – Câmara Temática de Mobilidade Urbana foram abordadas palestras sobre o Marco Legal do Transporte Coletivo, Infraestrutura para Fortalecer o Sistema Nacional de Mobilidade Urbana, Novas Perspectivas de Financiamento e o Papel dos Movimentos Sociais. Principais palestrantes incluíram Francisco Christovam (NTU), Valesk Rebouças (ANEINFRA Sindical), Renato Telles (Fórum Nacional de Secretários de Mobilidade Urbana), e Miguel Ângelo Pricinote (MOVA-SE e Governo de Goiás).

As apresentações podem ser acessadas neste link.

Fonte: Assessoria de Comunicação Frenlogi

Engage seus visitantes!

Clique aqui para alterar este texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Back to top