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Governo Federal prevê contratação de R$ 260 bi em obras e projetos de infraestrutura de transportes até 2022

Ministério da Infraestrutura quer acelerar concessões para iniciativa privada nos próximos 18 meses e captar novos investimentos.

O Governo Federal prevê a contratação de R$ 260 bilhões em obras e projetos de infraestrutura na área de transportes até o final de 2022. Os valores serão arrecadados através de concessões à iniciativa privada. A informação foi divulgada pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que também estima a geração de 1 milhão de novos empregos na área.

O ministro participou da inauguração de uma nova alça de acesso para caminhões no porto do Rio de Janeiro, por onde vão trafegar cerca de 2.600 veículos pesados por dia. Freitas comentou os investimentos esperados na área de transportes até o final de 2022 e ressaltou a importância para o desenvolvimento do país.

“O programa de concessões é um acerto. Ele nos blinda da falta de recursos e nos permite fazer investimentos vultosos. A gente vai completando esses R$ 260 bilhões de transferência de ativos para a iniciativa privada, o que vai gerar uma repercussão econômica muito importante nos próximos anos”, destacou o ministro.

Segundo ele, haverá um importante efeito de geração de empregos com a execução dos projetos de obras e investimentos. “A gente vai ter uma geração de empregos desses contratos muito grande, que vai passar de 1 milhão de postos de trabalho, entre diretos, indiretos e empregos provocados pelo efeito renda”, previu Tarcísio de Freitas.

Entre as concessões previstas, está uma extensa malha de rodovias federais do país, além da renovação do processo de rodovias já concedidas, o que deverá injetar uma grande soma de recursos no setor.

“No leilão da BR-153 Tocantins, contratamos mais R$ 14 bilhões. Na sequência, a licitação da BR-163, Pará. Vamos ter a nova licitação da Rodovia Presidente Dutra, ligando Rio-São Paulo, desta vez contemplando a Rodovia Rio-Santos, que foi colocada para dentro do contrato. Teremos a licitação da BR-381 Minas com a BR-262 Espírito Santo, e as rodovias integradas do Paraná”, listou o ministro.

Além disso, Tarcísio de Freitas ressaltou os avanços no programa de concessão no setor portuário: “No dia 9 de julho, temos três terminais portuários. Terminal salineiro do Rio Grande do Norte, terminal de carga geral, em Macapá, e terminal de trigo em Mucuripe, no Ceará. Depois vão vir os terminais para líquidos no Porto de Santos, o maior leilão de arrendamento portuário da história do Brasil”.

O governo também planeja continuar a concessão do setor aeroportuário à iniciativa privada. “No ano que vem, Viracopos [Campinas] e mais 16 aeroportos da Infraero, divididos em três blocos. O bloco Norte, liderado pelo aeroporto de Belém, o bloco Rio de Janeiro-Minas, liderado pelo Aeroporto Santos Dumont, e o bloco São Paulo-Mato Grosso do Sul, liderado pelo Aeroporto de Congonhas”, disse.

Para o Brasil modernizar sua infraestrutura de transporte e frete, é necessário investir muito nas malhas portuária, rodoviária, aeroportuária e ferroviária. Para isso acontecer, a participação da iniciativa privada é essencial. O país enfrenta uma grave crise econômica e sanitária – o que reduziu ainda mais o aporte de recursos do Governo Federal na área.

Os benefícios vão muito além do 1 milhão de novos empregos que podem ser gerados com os investimentos. O desenvolvimento de todos os modais brasileiros ajudará a reduzir prazos de escoamento da produção agrícola, mineral e industrial brasileira. Para o Brasil crescer, é necessário investir nas infraestruturas de frete e logística nacionais.

Fonte: Jornal do Comércio

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