Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Governo Federal anuncia obras e investimentos para o modal portuário no Nordeste

projeto Porto Piauí

O presidente Lula e os ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; da Inovação e em Serviços Públicos, Esther Dweck; e do Desenvolvimento e Assistência e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias assinaram termo para disponibilização de terrenos e espaços físicos em águas públicas da União para a finalização do Complexo Portuário e Industrial do Piauí, que permitirá, ainda, a implementação da primeira hidrovia estadual do país.

O polo será implementado na cidade de Luís Correia. A previsão é que a sede administrativa do Porto Piauí, o pátio de mercadorias e duas etapas do Terminal Pesqueiro de Luís Correia (TPLC) sejam entregues ainda neste ano.

Também será implementado um novo modal logístico para importar e exportar mercadorias.

Durante seu discurso, o presidente Lula destacou que o porto é uma obra prioritária para o desenvolvimento do país. “Quando se apresenta um projeto factível, com opções, não há como a gente não batalhar para encontrar recursos para que o projeto seja viabilizado. Iremos contribuir para que o Piauí tenha seu primeiro porto e faça com que o Rio Parnaíba seja navegável para transportar as riquezas deste estado”.

O ministro Costa Filho ressaltou que “depois desse porto pronto, o estado vai crescer, em média, mais de 2% do Produto Interno Brasileiro”.

Investimento no Maranhão

O governo federal também anunciou investimentos na ordem de R$300 milhões na área portuária para o Maranhão. O Porto do Itaqui terá a expansão do Berço 98, uma das áreas especializadas em granéis sólidos vegetais.

A ampliação da área vai representar um incremento de 8 milhões de toneladas/ano na capacidade do Porto, permitindo atender mais de 106 navios por ano. Atualmente, os berços 103 e 100 do Itaqui são considerados os mais produtivos do país.

Principal porto do Corredor Centro-Norte do país, o complexo portuário do Itaqui é o quarto maior porto público brasileiro. No ano passado, mais de 36 milhões de toneladas foram transportadas pelo complexo.

Com informações do Ministério de Portos e Aeroportos

Back to top