Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Governo dos Emirados Árabes expressa interesse em investir em Portos e Ferrovias em Santa Catarina

Durante uma reunião realizada nesta segunda-feira (19), na sede do Ministério do Comércio dos Emirados Árabes Unidos, em Dubai, foi expressado interesse pelo chefe da pasta, ministro Thani Zeyoud, em investir no setor de infraestrutura do estado de Santa Catarina. Esta reunião representou o ponto inicial da missão internacional catarinense aos Emirados Árabes, liderada pelo governador Jorginho Mello, que teve como objetivo apresentar pontos de interesse do Estado para parcerias estratégicas.

O governador Jorginho Mello destacou os setores prioritários para cooperação, colocando o governo de Santa Catarina à disposição para firmar acordos com o país árabe. Entre os principais aspectos discutidos, destacam-se os investimentos nos portos catarinenses, bem como a ampliação da malha estadual de ferrovias, visando otimizar o transporte de cargas do Oeste aos portos, elemento crucial para impulsionar a economia local e regional.

“A reunião foi muito produtiva e estou confiante. O ministro se demonstrou bastante interessado, fazendo várias perguntas. Apontei a ele a necessidade da parceria com os Emirados para investimentos na área de infraestrutura. Falei da necessidade de investirmos nos projetos de ferrovias para o transporte de cargas do Oeste aos portos”, explicou o governador Jorginho Mello.

Encontro Regional Sul do Brasil

Essa recente demonstração de interesse dos Emirados Árabes em investir na infraestrutura de Santa Catarina se alinha com o cenário de discussões e oportunidades que será explorado no próximo Encontro Regional Sul do Brasil: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina – Infraestrutura e Logística: Caminhos e Oportunidades de Investimentos. Este evento, marcado para acontecer em Florianópolis, Santa Catarina, no dia 29 de fevereiro, proporcionará um espaço para líderes empresariais, políticos e acadêmicos discutirem maneiras de impulsionar o desenvolvimento infraestrutural da região sul do Brasil.

Um dos painéis programados para o evento está sobre os setores de portos e aeroportos, com a previsão de participação do ministro Silvio Costa Filho. Além disso, o Encontro contará com um painel voltado para o setor ferroviário e rodoviário, que tem como previsão a participação do ministro Renan Filho. 

As inscrições para participar do encontro já estão abertas e podem ser realizadas através do link: https://forms.gle/sKF4UzCmzUfMw87B9 

O evento é uma realização da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (FRENLOGI) e da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), com o patrocínio da Praticagem do Brasil, Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) e Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres (ABRATEC), e apoio do Instituto Brasil Logística (IBL), Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Federação das Empresas de Transporte de Cargas de Santa Catarina (FETRANSESC), Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, Rodovias & Vias, Ferrovia Tereza Cristina (FTC), Fórum Parlamentar Catarinense, Bancada Paranaense e Bancada Gaúcha. 

Back to top