Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Governo avalia lançar Voa Brasil na segunda quinzena de janeiro

O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, está programando um encontro com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante esta semana, para viabilizar os detalhes finais do programa “Voa Brasil”. 

A iniciativa visa ampliar significativamente o acesso ao transporte aéreo, proporcionando tarifas mais acessíveis para grupos fora do modal aéreo. A confirmação dessa informação foi obtida pelo Valor por fontes próximas ao ministério, assegurando que o diálogo entre os dois líderes pode resultar no lançamento oficial do programa ainda na segunda quinzena deste mês.

Inicialmente, o “Voa Brasil” beneficiará aposentados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e alunos do Programa Universidade para Todos (ProUni). O ministro assegurou a adesão das três principais companhias aéreas do país – Gol, Azul e Latam – responsáveis por mais de 90% dos voos domésticos no Brasil. 

Essas empresas comprometeram-se a disponibilizar assentos a preços mais acessíveis do que o habitual, com a expectativa de que as passagens para o público do programa não ultrapassem o limite estipulado de R$ 200.

Entretanto, em contrapartida, o setor de aviação civil deve discutir o preço do querosene de aviação junto à Petrobras e encontrar soluções para reduzir o índice de judicialização no segmento. 

Dados recentes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) revelam que, em setembro de 2023, a tarifa média estava em R$ 747,66, evidenciando a urgência de medidas para democratizar o acesso e controlar os custos do transporte aéreo no país.

Fonte: Valor.

Back to top